Por favor,alguém poderia me explicar a sequência do regex? nessa questão não entendi pois é muita informação rsrsrs
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Por favor,alguém poderia me explicar a sequência do regex? nessa questão não entendi pois é muita informação rsrsrs
Oi Laís! Como vai?
Sei bem como regex pode ser um pouco confuso no começo, mas vamos tentar descomplicar isso. Para a questão que você está trabalhando, o regex precisa validar uma senha com os seguintes critérios:
Um regex que poderia atender a esses requisitos é algo como:
^(?=.*[a-z])(?=.*[A-Z])(?=.*\d)(?=.*[@$!%*?&])[A-Za-z\d@$!%*?&]{8,}$
Vamos quebrar isso:
^ e $: delimitam o início e o fim da string.(?=.*[a-z]): garante que haja pelo menos uma letra minúscula.(?=.*[A-Z]): garante que haja pelo menos uma letra maiúscula.(?=.*\d): garante que haja pelo menos um número.(?=.*[@$!%*?&]): garante que haja pelo menos um caractere especial (você pode ajustar a lista de caracteres especiais conforme necessário).[A-Za-z\d@$!%*?&]{8,}: garante que a senha tenha pelo menos 8 caracteres, permitindo letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.Essa expressão regular verifica cada um dos requisitos mencionados. Lembre-se de que a prática leva à perfeição, então experimente criar suas próprias regex e testá-las em diferentes senhas para ver como elas funcionam.
Espero ter ajudado e bons estudos!