1
resposta

Sequencia de cursos para se tornar um desenvolvedor Full Stack

Tenho formação na área de TI, muito experiência em desenvolvimento e implementação de sistemas, porém não tenho conhecimento em desenvolvimento para ambiente Web.

Gostaria de saber que sequencia de cursos seria ideal para me tornar um desenvolvedor Web Full Stack (Frontend e Backend).

Obs.: Como framework, gostei muito do Angular 4. É realmente a melhor plataforma ou existem outros melhores e/ou equivalentes?

Grato, Adelmo Tonhá.

1 resposta

Oi Adelmo, tudo bem? É difícil a gente dizer se um framework é melhor que outro e tal. Na maioria dos casos essa pergunta é acompanhada de uma outra pergunta resposta: melhor pra quê? em que cenário?

No geral, você pra se tornar um dev full stack, deve escolher que stack é essa. As variações são infinitas. Mas algumas dicas são:

  1. Aprenda SQL (muito será igual de um SGBD para o outro, mas aprenda a base do SQL, depois aprenda as coisas específicas de um SGBD, os mais populares são o MySQL, Postgre e Oracle). Tem também os não relacionais, Mongo, ElasticSearch, etc. (Cada um tem sua aplicabilidade aqui).

  2. Uma linguagem de back-end. Aqui você pode escolher a que acha mais confortável escrever, pode ser Java, PHP, C#, mas considerando que o JavaScript pode estar tanto no back, quando no front, ela pode ser uma ótima escolha (mais uma vez, depende).

  3. No front, aprenda a base, force muito isso. Angular depois que você sabe bem o JS fica fácil, assim como React, Vue, etc. Framework é ferramenta, não se apegue muito a um. O mesmo vale pro CSS e pro HTML (sim, existem "libs e frameworks" para HTML).

O Básico é isso. Claro que você pode aprender mais coisas para completar a stack ainda mais. Coisas como: UX, Design, SEO, DevOps, etc. Cada parte da stack que mencionei acima tem seus etc.. Modelarem relacional, otimização e administração de BD, padrões de projeto e arquitetura, boas práticas, responsive, performance, etc.

No geral, algumas carreias da Alura já dão uma grande base, é só escolher uma carreira de Back-end e outra de front.