Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Separação dos pacotes antes de iniciar o projeto

E ai galera. Blz?

É importante organizar os pacotes das classes antes de iniciar um projeto Java ou posso fazer esse procedimento quando já tiver todas as classes do programa? A notação UML pode me ajudar nessa organização das classes nos seus respectivos pacotes?

1 resposta
solução!

Olá Fredson!

Geralmente criamos um pacote em tempo de desenvolvimento antes da classe, isso não fica explicito no momento da modelagem UML.

Vou citar um exemplo, você tem uma classe Cliente e uma classe Funcionario. Chamamos essas classes de "Classes Modelo" e por isso criamos um pacote br.com.alura.model que irá conter ambas.

Observe que em grande parte do tempo os pacotes são criados dado a uma necessidade de agrupar classes que possuem algo em comum.

Mas nada impede de você planejar o nome dos pacotes antes, nada impede também de que sua modelagem contenha o Fully Qualified Name embutido. Você pode fazer ambos caso ache necessário.

Espero que tenha ajudado.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software