Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

SEO e AJAX

Boa tarde pessoal, tudo bem ?

Comecei agora o curso de Angular JS, e uma dúvida me veio em mente: otimização dos mecanismos de busca.

Na empresa em que trabalho, uma das nossas maiores preocupações são uma boa estruturação do site para aumentarmos o rankeamento nos mescanismos de busca.

Acabamos de re-estruturar a nossa integração entre backend e frontend, estamos partindo para a segunda parte, que é justamente usarmos um framework estilo AngularJS para melhorar o código frontend.

Tendo em vista que utilizamos muito as marcação de microtags, como poderemos fazer isto alimentando o site através de requisições ajax ?

Digo, quando os crawlers do Google vasculham o nosso site, estas requisições são executadas ? Eles são inteligentes o suficientes para esperar a requisição ajax acabar e a view ser preenchida ?

Obrigado pela atenção, abraços!

4 respostas

Acabei usando o termo errado: microtags = microdata.

solução!

Você me permite colar aqui o link de um Post meu no blog da Caelum que já tem sua resposta?

http://blog.caelum.com.br/angularjs-seo-google-analytics-e-virtual-pages/

Aliás é um Post muito acessado.

Resumo: google Índex páginas com js e se quiser vc pode prerenderizar suas páginas no backend (maia complexo)

Show Flavio, obrigado pela resposta!

As poucas vezes em que testei, os crawlers não detectavam meus microdatas (provenientes de retornos em HTML nas requisições ajax), acredito que o retorno acontecia após a 'varredura' ter acabado. Pode ser que isto foi antes do Google começar a processar nossos scripts.

Outra dúvida, pode me dar um norte sobre esta 'pré-renderização' das páginas no backend ? Há alguma dica em algum curso da Alura ? Estou cursando várias trilhas ao mesmo tempo, de pouco em pouco por vez, para evitar que o conteúdo fique massante... E nas duas primeiras partes dos cursos de SEO não há nada sobre estes tratamentos para SPA.

Obrigado, abraços!

Oi Felipe, essa parte de pré-renderização faz parte da infra da empresa. Geralmente não sou eu que configuro essa parte, a equipe de devops já faz isso para mim. Porém, a indexação do Google já resolve no caso das minhas aplicações.

No Alura não há nenhum curso que aborde isso, porque isso não é uma problema de SEO em si (apesar de resolver problemas), mas de tecnologia específica como Angular e outros frameworks de SPA. Se eles não devolvem HTML, a "culpa" é deles, hehe. Inclusive, a solução varia de backend para backend (Node.js, Java, C#), mas em todos os casos é muito comum usar o Phamton.js (http://phantomjs.org/), um browser que roda em memória no servidor (headless).

Para não deixá-lo totalmente perdido, vou adicionar alguns links que considero um bom caminho pelo menos para você compreender como essa pré-renderização no lado do servidor funciona:

http://lawsonry.com/2014/05/diy-angularjs-seo-with-phantomjs-the-easy-way/

https://scotch.io/tutorials/angularjs-seo-with-prerender-io

O prerender.io é um serviço que faz isso para você (mas tem que pagar né).

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software