1
resposta

sendo opcional a propagação para o lado “muitos”?

Olá!! Havia entendido que seria obrigatório o sentido de propagação de um para muitos, e não opcional, por que estou errado?

Para relações de um-para-muitos, a direção do filtro cruzado é sempre do lado "um" e, opcionalmente, do lado "muitos".

Quando o tipo de cardinalidade inclui um lado "um", os filtros sempre se propagam desse lado, sendo opcional a propagação para o lado “muitos”.

1 resposta

Oi, Eduardo, tudo bem?

Em uma relação de um-para-muitos, o filtro cruzado padrão vai do lado "um" para o lado "muitos". Isso significa que os filtros aplicados na tabela do lado "um" serão passados para a tabela do lado "muitos". Mas, o Power BI permite que você configure essa propagação de forma bidirecional. Você pode configurar para que os filtros também sejam passados do lado "muitos" para o lado "um".

Imagine que você tem duas tabelas:

  1. Autores (lado "um")
  2. Livros (lado "muitos")

Por padrão, se você aplicar um filtro na tabela Autores (por exemplo, filtrar por um autor específico), esse filtro será passado para a tabela Livros, mostrando apenas os livros daquele autor. Isso é a propagação do lado "um" para o lado "muitos".

Se você configurar a relação como bidirecional, um filtro aplicado na tabela Livros (por exemplo, filtrar por um gênero específico) também será passado para a tabela Autores, mostrando apenas os autores que escreveram livros daquele gênero. Isso é a propagação opcional do lado "muitos" para o lado "um".

Portanto, você está certo ao entender que a propagação do lado "um" para o lado "muitos" é o padrão e obrigatória. A parte opcional é a configuração bidirecional, que permite a propagação também do lado "muitos" para o lado "um".

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!