Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Sempre tem que dar control + F5

Olá, Podem me ajudar? Contribuo para uma pesquisa e estou construindo o site do congresso, Algumas alterações que faço e mando para minha orientadora ver ela sempre tem que dar control + F5 para limpar a cache e ver a atualização entende? Tem como isso ficar automático? Tipo, quando eu fizer a alteração, e ou inserção de algo novo e transferir por ftp p servidor atualizar automaticamente p usuário sem que ele tenha que limpar a cache? O site é http://iwssip2020.ic.uff.br/

Desde já agradeço a ajuda!

7 respostas

Fala ai Dorimar, tudo bem? Isso pode ser necessário por N razões, mas, a principal seria entender como está o controle de cache do site, ou seja:

  1. Como você está deployando o site.
  2. Que tipo de projeto se trata.
  3. Implementou algum sistema de cache?
  4. Qual cloud está usando?
  5. etc...

Existem N variáveis para analisarmos.

O que você pode fazer é pedir para ela desabilitar o cache, assim, o navegador sempre vai buscar os dados novos.

Espero ter ajudado.

Fala ai Dorimar, tudo bem? Isso pode ser necessário por N razões, mas, a principal seria entender como está o controle de cache do site, ou seja:

  1. Como você está deployando o site.
  2. Que tipo de projeto se trata.
  3. Implementou algum sistema de cache?
  4. Qual cloud está usando?
  5. etc...

Existem N variáveis para analisarmos.

O que você pode fazer é pedir para ela desabilitar o cache, assim, o navegador sempre vai buscar os dados novos.

Espero ter ajudado.

Oi Matheus. Tudo bem? Muito obrigado por se colocar a ajuda. Então, eu fiz o site que deixei como link. Sou bolsista de iniciação científica da UFF. Estou fazendo este site desde o zero para o congresso da pesquisa que eu tbm faço parte. Fiz com html, css, um pouquinho de javascript p menu e bootstrap. Não implementei nenhum sistema de cache, até pq não sei como funciona. O site está hospedado no servidor da universidade e quando faço alterações eu subo por ftp com o FileZila sabe? Quando diz " deployando o site " o que significa? " desabilitar o cache " Essa seria uma opção? E como eu faria? Muito obrigado Matheus!

Entendi a questão de desabilitar a cache, pedir p ela desabilitar. Mas como funciona quando o site está por exemplo pronto e vc com o tempo algumas atualizações, e as pessoas podem não ver não é por causa da cache. Eu queria uma forma de deixar isso no código de alguma forma que todos vejam sempre a atualização sabe?

solução!

Fala Dorimar, vamos lá:

Quando diz " deployando o site " o que significa?

Deployar o site é o processo de levá-lo ao cloud (servidor), é exatamente o que você faz fia ftp hoje.

" desabilitar o cache " Essa seria uma opção? E como eu faria?

Vai depender de cada navegador, no caso do Chrome, você tem que abrir o console dele, navegador até a aba Network (Rede) e checar a opção Disable cache (Desabilitar cache).

https://www.technipages.com/google-chrome-how-to-completely-disable-cache

Esse artigo explica bem e com imagens.

Mas como funciona quando o site está por exemplo pronto e vc com o tempo algumas atualizações, e as pessoas podem não ver não é por causa da cache. Eu queria uma forma de deixar isso no código de alguma forma que todos vejam sempre a atualização sabe?

Nesse caso, você pode adicionar hash nos arquivos gerados pelo site, a ideia seria a cada atualização no servidor, o arquivo ter um hash (que pode ser gerado de N maneiras) diferente.

Como o seu site é algo mais simples, recomendaria dar uma olhada no Gulp:

https://gulpjs.com/

Com ele você consegue automatizar esses tipos de tarefas, após tudo configurado, com um comando ele vai gerar os arquivos para você.

Espero ter ajudado.

Oi Matheus. Ajudou e muito! Muito obrigado pelo tempo dedicado a me ajudar. Pode ter certeza que me ajudou bastante e cresci com suas informações. Bom dia e bom trabalho!

Magina Dorimar, sempre que precisar não deixe de criar suas dúvidas.

Abraços e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software