Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Semelhança/diferença entre Façade e Service

Com o contato com aplicações web, é possível perceber que em vários projetos existem classes Service (inclusive frameworks que possuem a anotação @Service). Esse tipo de classe é semelhante/implementa o padrão Façade?

Minha questão vai mais no sentido de indagar e refletir sobre o que o Maurício (instrutor) mencionou sobre o padrão Façade no que diz respeito ao padrão conduzir o desenvolvedor a colocar regras de negócio em classe que implementem esse padrão. No projeto que ajudo a manter e desenvolver, as classes de serviço parecem seguir esse equívoco, isto é, manter regras de negócio nas próprias classes de serviço ao invés de delegar as chamadas para classes específicas.

4 respostas
solução!

Service Layer pode ser considerada uma Facade. O inverso já não é verdadeiro.

Obrigado pelo comentário Otávio! Você tem algum material extra sobre Service Layer? Se tiver experiência sobre o uso de classes Service, seria legal ler seu comentário.

Oi amigo,

Tem um livro escrito pelo Martin Fowler que é muito bom, como você quer aprofundar nesse assunto de arquitetura, vale muito a pena a leitura, o livro chama "Patterns of Enterprise Application Architecture"

Obrigado novamente Otávio!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software