Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Sem dúvida

Sem dúvida

1 resposta

Olá, Alexandre. Como vai?

Que ótimo! Fico muito feliz em saber que os conceitos desse capítulo sobre lidando com críticas e evitando o tom acusatório foram perfeitamente claros e compreendidos por você.

Esse é um dos módulos mais transformadores quando falamos de Relacionamento Interpessoal, pois a forma como reagimos a um feedback ou como expressamos uma insatisfação dita diretamente o nível de confiança e harmonia dos nossos relacionamentos, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Para deixar um fechamento bacana e memorável aqui no seu tópico do fórum, vale a pena relembrarmos a regra de ouro que vira a chave para evitar o tom acusatório: a substituição do "Você" pelo "Eu" (Comunicação Não-Violenta).


A Mudança de Perspectiva na Prática

Sempre que precisamos apontar algo que nos incomodou, o nosso impulso automático é focar na ação do outro, o que gera uma postura de defesa imediata. Mudar o foco para o seu sentimento muda o jogo:

  • O Tom Acusatório (Gera barreira): "Você não me entrega os relatórios no prazo e prejudica o meu planejamento."
  • O Tom Empático/Assertivo (Gera conexão): "Eu fico preocupado com o nosso cronograma quando os relatórios atrasam, porque preciso de tempo para analisá-los. Podemos alinhar uma data melhor?"

Repare que o problema apontado é exatamente o mesmo, mas a segunda abordagem convida o outro a colaborar, e não a guerrear.

Parabéns por concluir essa etapa com clareza e sem dúvidas, Alexandre! Colocar essas técnicas de relacionamento em prática diariamente é o que constrói uma liderança inteligente e conexões verdadeiras.

Espero que possa ter lhe ajudado e sucesso nos próximos cursos da sua jornada!