Sem dúvida
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Sem dúvida
Olá, Alexandre. Como vai?
Que ótimo! Fico muito feliz em saber que os conceitos desse capítulo sobre lidando com críticas e evitando o tom acusatório foram perfeitamente claros e compreendidos por você.
Esse é um dos módulos mais transformadores quando falamos de Relacionamento Interpessoal, pois a forma como reagimos a um feedback ou como expressamos uma insatisfação dita diretamente o nível de confiança e harmonia dos nossos relacionamentos, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.
Para deixar um fechamento bacana e memorável aqui no seu tópico do fórum, vale a pena relembrarmos a regra de ouro que vira a chave para evitar o tom acusatório: a substituição do "Você" pelo "Eu" (Comunicação Não-Violenta).
Sempre que precisamos apontar algo que nos incomodou, o nosso impulso automático é focar na ação do outro, o que gera uma postura de defesa imediata. Mudar o foco para o seu sentimento muda o jogo:
Repare que o problema apontado é exatamente o mesmo, mas a segunda abordagem convida o outro a colaborar, e não a guerrear.
Parabéns por concluir essa etapa com clareza e sem dúvidas, Alexandre! Colocar essas técnicas de relacionamento em prática diariamente é o que constrói uma liderança inteligente e conexões verdadeiras.
Espero que possa ter lhe ajudado e sucesso nos próximos cursos da sua jornada!