1
resposta

Sem Docker

Como ficaria?

1 resposta

Olá, Josimar

Entendo que você está se perguntando como implementar microsserviços e .NET6 sem utilizar o Docker, certo?

Primeiramente, é importante entender que o Docker é uma ferramenta que facilita a criação, a implementação e a execução de aplicativos usando contêineres. Ele permite que você empacote um aplicativo com todas as partes necessárias, como bibliotecas e outras dependências, e envie tudo como um único pacote. Isso garante que o aplicativo será executado em qualquer outra máquina Linux, independentemente das configurações personalizadas que a máquina possa ter que diferem do servidor de hospedagem do aplicativo.

No entanto, se você preferir não usar o Docker, ainda é possível criar microsserviços com .NET6. Você pode fazer isso criando vários projetos de API Web em uma única solução no Visual Studio, por exemplo. Cada microsserviço seria um projeto separado e você poderia usar um gateway de API para rotear as solicitações para o microsserviço apropriado.

Por exemplo, você pode ter uma solução com três projetos de API Web: MicrosserviçoA, MicrosserviçoB e MicrosserviçoC. Cada um desses projetos seria um microsserviço separado. Você também teria um projeto GatewayAPI que seria responsável por rotear as solicitações para o microsserviço apropriado.

Porém, é importante lembrar que essa abordagem pode ter desvantagens em relação ao uso do Docker, como a dificuldade de garantir que o ambiente de execução seja idêntico entre todos os ambientes (desenvolvimento, teste, produção), o que pode levar a problemas inesperados.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software