Quando eu conecto dois computadores em um switch, por mais que eu não faça a configuração da vlan 1 os computadores pingam do mesmo jeito. Porque ?
Quando eu conecto dois computadores em um switch, por mais que eu não faça a configuração da vlan 1 os computadores pingam do mesmo jeito. Porque ?
Olá,
Quando não configuramos nenhuma VLAN por padrão estamos utilizando a VLAN nativa, VLAN 1 e com isso os computadores conseguem se comunicar.
E isso tem algum problema de segurança utilizando a VLAN NATIVA, qual as vantagens das VLANs além de controlar acessos de departamentos essas coisas.
Olá Lucas,
A VLAN nativa é usada para transmissão de protocolos de gerenciamento entre os Switches, e se tivermos todos os dispositivos na VLAN nativa que por padrão é a VLAN 1, um usuário poderá a vir a realizar um ataque para ter acesso a tais protocolos de gerenciamento e realizar ataques com o objetivo de obter dados que podem estar sendo transmitido em outras VLANs.
Na parte 3 do curso da certificação nós comentamos em mais detalhes sobre a VLAN nativa.
Abs