Quando eu conecto dois computadores em um switch, por mais que eu não faça a configuração da vlan 1 os computadores pingam do mesmo jeito. Porque ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Quando eu conecto dois computadores em um switch, por mais que eu não faça a configuração da vlan 1 os computadores pingam do mesmo jeito. Porque ?
Olá,
Quando não configuramos nenhuma VLAN por padrão estamos utilizando a VLAN nativa, VLAN 1 e com isso os computadores conseguem se comunicar.
E isso tem algum problema de segurança utilizando a VLAN NATIVA, qual as vantagens das VLANs além de controlar acessos de departamentos essas coisas.
Olá Lucas,
A VLAN nativa é usada para transmissão de protocolos de gerenciamento entre os Switches, e se tivermos todos os dispositivos na VLAN nativa que por padrão é a VLAN 1, um usuário poderá a vir a realizar um ataque para ter acesso a tais protocolos de gerenciamento e realizar ataques com o objetivo de obter dados que podem estar sendo transmitido em outras VLANs.
Na parte 3 do curso da certificação nós comentamos em mais detalhes sobre a VLAN nativa.
Abs