Ailton, você não está sozinho nessa insatisfação, eu também tive essa reação ainda nas aulas de JS com esse instrutor. Tudo piora quando vejo reclamações de agosto de 2020 e um ano depois continua do mesmo jeito.
A lógica ensinada é confusa, o método de ensino é tão confuso quanto e a dicção junto com a fala apressada só complica a situação. No começo eu me culpei pensando que o erro estava comigo; "talvez eu pulei alguma aula, acho que não sei nada de js" pensava. Mas comecei a abrir o fórum para ver as dúvidas dos alunos e vários com as mesmas reclamações. Uma covardia da Alura ignorar essas reclamações, como mencionei antes, reclamações com mais de ano.
Enfim, com o sentidomento de perda de tempo, fui no suporte do site e pedi o cancelamento do meu plano*, por sorte a Alura tem um atendimento direto ao cliente bom e fui orientado a fazer os cursos com a instrutora Juliana de JS/POO (ótimos cursos diga-se de passagem). Mas, meu foco é aprender React e aqui estou, sofrendo. A aula para qual esse tópico foi criado é um exemplo de como a aula é de baixa qualidade, pulou uma boa tarde da construção do projeto e ficou 11 minutos criando o resto do projeto, mas não tem como acompanhar essa construção de projeto na aula porque a outra parte não foi passada, fica um buraco enorme no projeto. "Na próxima aula tem o projeto para baixa", talvez alguém fale. Mas eu quero criar o projeto junto com o instrutor, porque esse curso é de iniciante; importar, exportar, criar um projeto complexo é tudo novo para muita gente.
Então, o que eu venho dizer é o seguinte, Ailton. Não se sinta mal por não entender a matéria e é bem provável que não seja culpa sua, muita gente sofre com as aulas desse instrutor, basta abrir os fóruns das aulas dele de JS e agora de React. Boa sorte na sua caminhada, pesquise bastante no youtube e dá uma olhada na rocketseat, tem conteúdo do React de graça melhor que essas aulas.
Tmj nessa caminhada.
*Recomendo fazer o mesmo, reclama => https://suporte.alura.com.br/ Talvez a Alura tome alguma postura.