Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Sem colocar UTF-8

Sem colocar UTF-8 quando eu abro no navegador fica com acentuação correta. Qual explicação para isso?

6 respostas

Dependendo do editor de código fonte que você usa,por exemplo o visual studio code, o encoding já vem por definição como UTF-8 e o navegador recebe a essa tag mesmo sem ela estar no código.

As versões mais recentes dos navegadores tendem a corrigir isso, entretando as mais antigas não. Por isso é aconselhável utilizar o enconding utf-8.

Oi Arthur, tudo bem?

O uso do encoding ainda é necessário e muito importante! O UTF-8 se tornou um padrão internacional de encode, sempre será recomendado que as páginas web sejam codificadas em UTF-8, para ter certeza que todos os navegadores (não apenas o Google Chrome) suportem as suas páginas e “rode” seu código corretamente. Então mesmo que os erros não apareçam, lembre-se de utilizar o encoding mesmo assim!

Espero ter ajudado! Bons estudos =)

O meu também não apresenta erro se eu não coloco o UTF-8... mas gostei de saber a explicação... vou tentar em outros navegadores para ver se dá erro

solução!

Olá Arthur,

Os navegadores mais modernos passaram a detectar automaticamente o encoding dos arquivos. Entretanto, é recomendável continuar utilizando a tag , porque nem todos detectam, sendo assim, é uma boa prática manter a tag indicando o charset usado na hora de criar o arquivo.

Abraços e bons estudos!

Bom Dia Arthur! Às vezes quando você comete um erro, como não colocar a tag

<meta charset="UTF-8">

ou quando você não coloca ponto e vírgula no final da propriedade, o navegador ou até seu próprio editor de código corrige automaticamente para você. Mas é melhor você cuidar isso, pois não é regra essa correção. Fica a dica ;)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software