22
respostas

Sem acesso aos arquivos salvos do wordpress

Não consigo acessar os arquivos de wordpress dentro da pasta renomeada alura-viagens. Seguindo as instruções do professor na aula, abrindo a nova janela do navegador, digitando-se "localhost/alura-viagens" surge uma janela na tela com a msg "Proibido, vc não tem permissão para acessar este recurso". Help...

22 respostas

Olá Leila, tudo bem? Tem alguns fatores que podem causar esse erro.

Você poderia mandar um print da tela do navegador por favor com a mensagem de erro?

Olá, Renan! Agora está realmente td bem. De tanto instalar, desinstalar, reinstalar, etc... Refiz todo o processo pela milésima vez e agora deu tudo ok. Realmente não tenho ideia do que pode ter acontecido. O importante é que deu certo, não é vdd? Obrigada.

Ai sim! Que bom Leila! Verdade, Tem vez que acontece isso mesmo, mas o importante é que deu certo! Valeu Leila!

Olá, Renan. Qdo avancei no curso na aula 8 (criando o 1o post), percebi que a versão do wordpress não batia com a da aula, daí reinstalei o xampp e tudo mais...vc não vai acreditar... o problema voltou retornei ao zero... Sou bem detalhista, troca de letras e/ou falta na digitação são coisas que muito dificilmente ocorre comigo. Dessa vez está informando que a URL não foi encontrada. Segue o print. Help.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá, Renan. Td bem? Será que vc consegue me ajudar?

Olá, Leila. Eu estou bem, e você?

Você poderia por gentileza tirar um print de dentro da sua pasta htdocs que está dentro da pasta do xampp? Eu preciso para fazer algumas comparações e pesquisar melhor sobre o erro. Obrigado Leila!

Olá, Renan. Segue o print solicitado. Obrigada. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá, Leila. Parece que sua pasta do alura-viagens está privada, tenta remover o cadeado dela.

Para remover o cadeado, que significa que há acesso restrito na pasta basta dar acesso ao grupo "Todos" por exemplo.

Para isso, clique com botão direito do mouse sobre a pasta alura-viagens e depois clicar em "Propriedades". Na guia "Segurança" clique em "Editar". Clique agora em "Adicionar", digite no campo nome do objeto, "Todos" (sem aspas), clique em "Verificar nomes" e em seguida em "Ok". Agora selecione o grupo "Todos" recém adicionado e assinale a opção "Controle Total" em "Permitir". Clique em "Aplicar" e após o término do processo de atribuição de permissões, o cadeado sairá.

Qualquer dúvida, por gentileza, fique à vontade para postar novamente.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

A pasta está compacta tem um ziper nela, para descompactar toda a pasta, clique com o botão direito do mouse na pasta alura-viagens para selecionar a opçãoExtrair Tudo ou Extrair aqui, pode ser isso.

Olá, Renan. Obrigada pelas orientações. Fiz td conforme vc mencionou. Porém a pasta "alura-viagens" permanece com ziper. Veja: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeO que devo fazer agora? Desinstalar e reinstalar o xampp? Depois reinstalar o wordpress que está disponível na aula 3?

Olá, Leila. Entendi, faz o seguinte teste, inicia o Apache e o MySQL no XAMPP e tenta acessa o localhost com esse link caminho:

http://localhost/alura-viagens/wp-admin/

Para ver se ele abre o painel do Wordpress.

Olá, Renan. Estou com dificuldades para iniciar o apache e o mySQL. Quando clico em INSTALL, aparece tela bloco de notas. Veja: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá, Leila.

Você precisa iniciar o XAMPP ai vai aparecer a tela de controle dele, para dar o start no Apache e no MySQL. Para iniciar o XAMPP você pode ir no botão iniciar e pesquiser por XAMPP:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Ou iniciar o XAMPP pela pasta dele:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Agora sim vamos iniciar o Apache e o MySQL:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá, Renan. Fiz o procedimento, mas não funcionou.Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá, Renan. Desinstalei meu antivírus (poderia estar interferindo na instalação dos programas). Desinstalei tudo novamente (xampp, etc.), qdo fui tentar reinstalar os programas, na etapa do wordpress já começou a não dar certo. Veja: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá, Leila.

Esse erro acontece bastante por conta das versões, eu recomendo baixar as versões mais atuais do Wordpress e do XAMPP, porém algumas pessoas resolveram baixando outras versões, como mostra essa solução do Fabio que está nesse tópico do fórum...

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-ha-um-erro-critico-no-seu-site-como-resolver-192291

Olá, Renan. Segui as orientações conforme o link acima que vc enviou, porém não resolveu o problema. Como não consegui pelo mozila após tantas tentativas, resolvi tentar com o provedor Edge, mas não adiantou. Veja: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá, Renan. Tudo bem? Permaneço no aguardo de suas orientações para conseguir instalar os recursos necessários para seguir com o curso. Obrigada.

Olá, aluno.

Tudo bem?

Se você baixou o Wordpress na versão zipada do professor eu recomendo você baixar o Wordpress direto do site na versão mais atual.

Bom dia, Renan. Peço a gentileza de resolver o problema pois estou há 3 meses tentando sem sucesso, conforme vc acompanha diante da nossa primeira conversa registrada neste ambiente virtual. O problema vem sendo exaustivamente relatado acima, não estou conseguindo progredir seguindo as orientações pretéritas, inclusive quanto as questões de arquivos zipados. Acredito que o atendimento remoto seria mais eficiente. Obrigada.

Boa tarde, Renan. Informo que consegui resolver meu problema. Mais uma vez fiz todos os procedimentos do curso e dessa vez funcionou. Problema resolvido graças a Deus. Espero que outras pessoas não passe pelo que passei, acredito que as etapas do curso deveriam ser mais explicativas, uma vez que ocorrem diversas situações não mencionadas pelo instrutor no decorrer dos procedimentos, tais como ao baixar sistemas eles podem vir de diversas formas que não casam com os procedimento seguintes prejudicando o avanço do curso.

Olá, Tudo bem?

Peço mil desculpas pela demora, por não ter conseguido te ajudar antes.

Se tratando do WordPress é complicado, acontece essas coisas as vezes e fica mais dificil ajudar só por aqui no fórum sabe. O WordPress não deixa compartilhar o projeto tão facilmente para analizar e ver oque está ocasionando o erro. Tem vez que dá problema por causa das versões e os sistemas operacionais também não ajuda, por exemplo no Linux e no MacOS tem problemas de permissão e não conseguimos testar ou entender o que de fato está acontecendo, o servidor do banco também cada pessoa tem o seu.

Mais uma vez peço desculpas e fico muito feliz por ter dado certo agora, graças a Deus :)

Bons estudos, valeu!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software