Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Sem acesso ao MongoDB

Prezados, boa noite,

não consigo acessar o MongoDB e inserir registros no banco de dados Alurapic.

Abri o console do Windows (CMD) e acessei o path do MongDB. Nele executei o comando mongo. A conexão é feita e logo em seguida encerrada.

Vejam a janela de erro no link do Dropbox abaixo:

https://www.dropbox.com/s/rju1b8xfwrk431t/Mongo-Erro.PNG?dl=0

O que posso mudar em minha configuração para funcionar?

6 respostas

A equipe do mongodb infelizmente marginaliza a plataforma Windows e seu assistente de instalação não ajuda. Provavelmente ele apenas instalou o mongodb e não iniciou o serviço.

Você viu o tutorial de instalação do site deles? Toda hora eles mudam.

Aguardo seu retorno.

Olá José, voltei aqui. Um aluno, há algum tempo, fez um tutorial atualizado para instalar o MongoDB no Windows. Eu não sei se ainda é válido, mas olhando tem uma chance enorme de ser.

http://parreirasolucoes.blogspot.com.br/2016/04/configurando-mongodb-no-windows.html

Se você seguir esse tutorial e funcionar, eu faço um resumo e coloco como exercício de configuração do MongoDB no Windows

Outra forma de instalar o MongoDB no Windows é através do Chocolatey, um gerenciador de pacotes do Windows.

Eu até havia colocado um tutorial no treinamento e removi porque vira e mexe a equipe do MongoDB muda a instalação.

Aguardo seu retorno.

Professor,

infelizmente não funcionou.

Mas vou tentar de novo amanhã porque segui o tutorial do próprio site e também não consegui.

Pelo tutorial que me passou, recebi a mensagem de erro:

Erro de sistema 2.
O sistema não pode encontrar o arquivo especificado.

Já pelo tutorial do site do MongoDB me foi retornado:

O serviço não está respondendo à função de controle
Para obter mais ajuda digite NET HELPMSG 2186.

Aí quando digito NET HELPMSG 2186 ele retorna de novo:

O serviço não está respondendo à função de controle.

E parabéns ao programador que teve essa proeza de criar um comando de help que devolve o que já foi informado.

Procurei na Internet sobre esta mensagem e o melhor que achei foi este post da Microsoft:

https://support.microsoft.com/pt-br/kb/227404

Agora preciso saber onde fica o tal %SystemRoot% para nele verificar se o referido arquivo está como somente leitura.

System root é a pasta system do windows.

Qual sua versão do Windows?

Rodou o comando como administrador?

Removeu o.mongo antes de fazer os procedimentos do link novamente?

Qual o arquivo vc baixou do mongo, o nome?

Boa tarde Professor,

sim, agora funcionou. Nada como uma noite bem dormida.

Acho que o problema estava no comando que cria o serviço:

sc.exe create MongoDB binPath= "C:\MongoDB\Server\3.2\bin\mongod.exe --service --config=\"C:\mongodb\mongod.cfg\"" DisplayName= "MongoDB" start= "auto"

Ele precisa do cominho que vai executar o mongod.exe. Na instalação normal, o MongoDB foi instalado no caminho Program Files, ou seja, o nome da pasta tem um espaço no meio. Acredito que por isso, embora a criação do serviço tenha sido bem sucedida, o comando Net Start não encontrava o caminho do mongod.exe.

Então desinstalei e instalei novamente, mas desta vez em C:\ e funcionou perfeitamente.

Respondendo seus questionamentos: uso o Win 10, executei tudo como administrador, não removi a instalação que fizemos via NodeJS porque não pesquisei como faz e o arquivo que baixei foi o Windows Server 2008 R2 64bit com suporte a SSL.

Obrigado pela atenção.

solução!

Oi José, que boa notícia! Agora é ficar ninja em MEAN! Sucesso e bom estudo!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software