1
resposta

Sem acesso ao LocalDB

Criei um aplicativo C# com windows forms usando banco de dados localDB. Porém ele apenas acesso o banco quando estou na minha máquina. Quando tento acessar de uma máquina diferente, mesmo setando o endereço correto do banco, não consigo ter acesso ao mesmo. Alguem tem alguma idéia do que pode estar acontecendo?

usando:

SQL Server Express 2019 String de Conexão:Data Source=(LocalDB)\MSSQLLocalDB;AttachDbFilename=C:\Database\Database1.mdf;Integrated Security=True

Já tentei mudar a string no App.Config, mas essa mudança só funciona na minha máquina.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi André! Tudo certinho?

Desculpe por demorar a te responder.

Esse erro acontece, pois sua string de conexão aponta apenas para o endereço local do banco de dados na sua máquina. Ao disponibilizar o banco de dados na rede, é necessário adicionar o IP e a porta utilizada também no endereço do BD.

Antes de disponibilizar seu banco, é importante que você esteja seguro em relação à proteção dos seus dados. Essa exposição pode ser arriscada se feita sem o cuidado necessário.

Vamos lá:

1. As configurações de rede do seu computador devem estar configuradas para permitir conexões externas. Pode ser necessário fazer alterações no firewall;
  2. Descubra o IP da sua máquina e a porta de escuta em que o banco de dados está configurado;
  3. Altere a string de conexão adicionando as novas informações. A estrutura deve ser algo como esse exemplo:
    Server=<endereço_IP>,<porta>;Database=<nome_do_banco_de_dados>;User Id=<nome_de_usuário>;Password=<senha>;

Vou deixar aqui a documentação da Microsoft que fala sobre esse recurso para te auxiliar:

André, o LocalDB é uma instância do SQL Server desenvolvida para uso local e pode não suprir todas as demandas de um banco de dados em rede. Sugiro que se certifique, também, que essa versão é a mais adequada para suas necessidades.

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!