Fiquei em duvida, sera que é realmente útil ultizar seletores avançados no dia a dia? ou no lugar ficaria melhor um "ID" ou "Class" para cada "paragrafo"? Obs: Achei muito boa a aula, Não estou criticando.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Fiquei em duvida, sera que é realmente útil ultizar seletores avançados no dia a dia? ou no lugar ficaria melhor um "ID" ou "Class" para cada "paragrafo"? Obs: Achei muito boa a aula, Não estou criticando.
Oi Victor, tudo bem?
Muito interessante a sua dúvida! Eu diria que depende na verdade.
Imagina se a gente tem uma lista de vários parágrafos, e queremos selecionar apenas os considerados "pares" (ou seja, o 2º, 4º, 6º parágrafo e assim por diante). Talvez colocar uma classe específica para cada um deles seja muito cansativo e não seja considerado uma boa prática, é melhor fazer isso de forma dinâmica, através dos seletores mais avançados do CSS.
Imagina também que temos um código com várias tags diferentes. E queremos selecionar todas essas tags, menos o p. Em vez de escrevermos:
h1, h2, span, strong, a, ... {
// Código aqui
}Podemos utilizar o seletor not para selecionar tudo, menos os parágrafos:
:not(p) {
// Código aqui
}Agora, imagina que a gente tenha uma lista e queremos selecionar apenas o primeiro parágrafo que vem logo após essa lista. Aí você deve imaginar: "bom, vou colocar uma classe nesse primeiro parágrafo". Mas, e se esse primeiro parágrafo mudar e se tornar o segundo parágrafo? Você irá precisar atribuir a classe novamente ao primeiro parágrafo. É melhor fazer isso de forma dinâmica, usando esse seletor:
ul + p {
color: red; // seleciona o primeiro parágrafo logo depois da ul
}Espero ter ajudado, bons estudos =)
Nossaa muito obrigado consegui compreender, inclusive já vou começar a usar.