Fiquei em duvida, sera que é realmente útil ultizar seletores avançados no dia a dia? ou no lugar ficaria melhor um "ID" ou "Class" para cada "paragrafo"? Obs: Achei muito boa a aula, Não estou criticando.
Fiquei em duvida, sera que é realmente útil ultizar seletores avançados no dia a dia? ou no lugar ficaria melhor um "ID" ou "Class" para cada "paragrafo"? Obs: Achei muito boa a aula, Não estou criticando.
Oi Victor, tudo bem?
Muito interessante a sua dúvida! Eu diria que depende na verdade.
Imagina se a gente tem uma lista de vários parágrafos, e queremos selecionar apenas os considerados "pares" (ou seja, o 2º, 4º, 6º parágrafo e assim por diante). Talvez colocar uma classe específica para cada um deles seja muito cansativo e não seja considerado uma boa prática, é melhor fazer isso de forma dinâmica, através dos seletores mais avançados do CSS.
Imagina também que temos um código com várias tags diferentes. E queremos selecionar todas essas tags, menos o p
. Em vez de escrevermos:
h1, h2, span, strong, a, ... {
// Código aqui
}
Podemos utilizar o seletor not para selecionar tudo, menos os parágrafos:
:not(p) {
// Código aqui
}
Agora, imagina que a gente tenha uma lista e queremos selecionar apenas o primeiro parágrafo que vem logo após essa lista. Aí você deve imaginar: "bom, vou colocar uma classe nesse primeiro parágrafo". Mas, e se esse primeiro parágrafo mudar e se tornar o segundo parágrafo? Você irá precisar atribuir a classe novamente ao primeiro parágrafo. É melhor fazer isso de forma dinâmica, usando esse seletor:
ul + p {
color: red; // seleciona o primeiro parágrafo logo depois da ul
}
Espero ter ajudado, bons estudos =)
Nossaa muito obrigado consegui compreender, inclusive já vou começar a usar.