1
resposta

Selecionar sem precisar de ID

Eu consegui selecionar a parte do HTML sem precisar criar a id 'primeiro paciente', usando

document.querySelector('#tabela-pacientes tr:nth-child(1))

isso é uma prática melhor, pois evita ter que dar uma id para cada paciente? ou existe uma desvantagem ?

1 resposta

Acho que não existe um certo ou errado absoluto para a sua questão mas alguns pontos tem que ser considerados:

Quando você faz um seletor dessa forma você cria um certo acoplamento entre o seu código javascript e como você organiza os elementos da sua tela, o que pode ser ruim dependendo do caso (uma alteração na estrutura do seu HTML vai impactar na forma como você seleciona os seus elementos no Javascript).

Como no seu exemplo você está trabalhando com uma tabela e você quer o primeiro elemento da tabela, acho que esse acoplamento não é algo ruim e evita que você crie um identificador (a semântica de primeiro pacienteestá vinculado a ser o primeiro elemento da tabela)

Um exemplo desse acoplamento que eu citei seria você selecionar o primeiro parágrafo em uma div, sendo que esse parágrafo comunica uma mensagem de erro importante. Com o passar do tempo, se você decidir colocar um parágrafo antes desse para comunicar alguma outra coisa adicional, você vai terminar quebrando o seu javascript (que vai selecionar o parágrafo errado). Esse tipo de problema vai ser ainda pior se múltiplos elementos na sua estrutura da página tiverem sido alterados.