1
resposta

Selecionar interpretador do python

Bom dia, mesmo eu instalando o django 3.1 para seguir o curso, quando eu seleciono o interpretador do python aparece a versão 3.12.1 que eu utilizo em outros projetos, eu a seleciono e continua dando o erro abaixo. Tenho que mudar a versao global do python ? Já apaguei o 'typed-ast' do requirements.txt

ImportError: Couldn't import Django. Are you sure it's installed and available on your PYTHONPATH environment variable? Did you forget to activate a virtual environment?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

executei o pip list pra ter certeza do django que instalei:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Miguel! Tudo bem?

Certo, vamos passo a passo para que você entenda melhor o que está acontecendo.

Sobre a seleção do interpretador Python que você fez, a versão 3.12.1 não está relacionada a versão do Django, mais, sim, do próprio Python. Portanto, a seleção do interpretador em questão faz com que você utilize o interpretador do ambiente virtual que você criou, o venv.

Agora sobre o erro ImportError, ele indica que o Django não está instalado no interpretador que você está tentando usar, ou que o ambiente virtual não está ativado. Tendo isso em mente, verifique se o ambiente "venv" está iniciado no seu terminal, no início da linha do terminal deve haver a palavra "venv" entre parentes.

Caso não esteja aparecendo, use o comando venv\Scripts\activate para iniciar o ambiente virtual, mas certifique-se que o terminal está na pasta que contém a pasta "venv".

Porém, se o ambiente já estiver ativo, pode ser que você não tenha instalado o Django dentro do ambiente, então use o comando pip install django==3.1. E ao fim da instalação você deve conseguir prosseguir com o seu projeto.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software