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Seleciona cor como valor para variável

Olá pessoal! Entre as diversas soluções que vi o pessoal do fórum postando, venho aqui compartilhar a minha pra saber se o raciocínio seria uma boa prática ou se estou reiventando a roda...

Criei uma função chamada "selecionaCor" e na variável "corAtual" fiz a ligação para que o valor da variável fosse o resultado da função. A função "selecionaCor" é chamada dentro da função "habilitaDesenhar".

Inventei muito ou podemos normalmente receber um valor de variável a partir de uma função?

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');

    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(desenha) {
            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }
    function habilitaDesenhar() {

        desenha = true;
        selecionaCor();
    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }

    function selecionaCor() {
        if ((x > xVermelho) 
            && (x < xVerde) 
            && (y > yQuadrados) 
            && (y < tamanhoQuadrados)) {
            corAtual = 'red';
            console.log('Vermelho');
        } else if ((x > xVerde) 
                    && (x < xAzul) 
                    && (y > yQuadrados) 
                    && (y < tamanhoQuadrados)) {
                    corAtual = 'green';
                    console.log('verde');
                } else if ((x > xAzul) 
                            && (x < xAzul + tamanhoQuadrados) 
                            && (y > yQuadrados) 
                            && (y < tamanhoQuadrados)) {
                            corAtual = 'blue';
                            console.log('Azul');
                            }
        }

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var x;
    var y;
    var desenha = false;
    var corAtual = selecionaCor;
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores();

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

</script>
1 resposta
solução!

Eduardo, boa tarde!

Receber um dado de uma função foi uma ótima ideia, assim você está separando ainda mais as responsabilidades. É uma ótima prática, continue assim! Lembre-se, existem várias forma de chegar na mesma solução, você encontrou uma delas.

Continue assim, se tiver alguma dúvida nós estamos aqui para ajudar, só mandar no fórum