Olá. Gostaria de saber se é possível deixar o usuário selecionar o local do arquivo. E qual seria a melhor maneira para fazer isso?
Olá. Gostaria de saber se é possível deixar o usuário selecionar o local do arquivo. E qual seria a melhor maneira para fazer isso?
Oi Maico, tudo bem com você?
É possível sim. Você pode utilizar a biblioteca Tkinter. Veja como é simples:
from tkinter import Tk
from tkinter.filedialog import askopenfilename
janela_padrao = Tk().withdraw()
caminho_do_arquivo = askopenfilename(filetypes = (("Arquivos de texto", "*.txt"), ("Arquivos csv", "*.csv")))
if caminho_do_arquivo:
with open(caminho_do_arquivo, encoding='latin_1') as arquivo:
for linha in arquivo:
print(linha, end='')
else:
print("Nenhum arquivo selecionado")
A função askopenfilename
irá nos retornar o caminho do arquivo selecionado. No caso acima, iremos permitir a abertura de arquivos txt e arquivos csv, por isso em filetypes
definimos as extensões aceitas. E caso o usuário não selecione nenhum arquivo iremos dizê-lo isso.
Veja o funcionamento logo abaixo =)
Maico, qualquer dúvida não hesite em perguntar, estou a disposição. Abraços e bons estudos!
Muito obrigado pela ajuda Nádia. Estou tentando evoluir em outro projeto, mas tenho encontrado algumas dificuldades. Tem algum outro local onde eu possa fazer perguntas de maneira mais interativa?
Oi Maico, posta aqui no fórum que tentamos te ajudar. O fórum não funciona de maneira síncrona, mas fazemos o possível para responder o mais breve =)
E caso queira por exemplo, postar alguma imagem para nos mostrar algum erro, basta fazer o upload do print no Imgur e deixar o link na pergunta.
Fico a disposição. Abraços e bons estudos =)
Que legal, muito obrigado.