Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Selação dos hexágonos

Olá, boa noite. Tudo bem com vocês? Estou gostando muito do curso, está num ritmo bem legal. Porém, dei uma travada nessa aula na parte de selecionar os hexágonos para criar o primeiro grupo. Uso PC e conforme fui selecionando o "group 1, 7" etc., ele dá algum pau que eu não entendo e não me deixa selecionar o restante até o final da primeira linha como fez o professor. Para ser mais exata, ele me deixa selecionar esses hexágonos: 1, 7, 13, 19, 25. Mas quando clico nos que ficaram faltando na parte da fila debaixo, dá alguma coisa que a tela fica como se fosse uma imagem só (sendo que já estão separados em grupos pelo create shapes from vector layer etc, não era pra parecer uma imagem única, se eu estou selecionando só os hexágonos e consigo até certo group, não faz sentido parecer uma tela única de novo e/ou selecionar todos).

O que será que estou fazendo de errado? Eu clico no hexágono apertando shift segurando para clicar no outro e assim por diante, normal... Como qualquer seleção mas não está indo. Tem algum outro atalho no teclado para selecionar, sei lá? Alguém pode me ajudar, por favor?

Obrigada! :)

6 respostas

Bom dia Fernanda, tudo bem ^^

Se for possível poste um print da tela do projeto aqui para a gente conseguir entender melhor o que pode estar acontencedo.

Eu acredito que pode ser o seguinte, quando você vai selecionar, sem querer pode estar dando dois cliques e isso abre uma nova tela apenas com o objeto separado. Pelo que você explicou eu acho que pode ser isso.

Mas com o print ficará mais fácil de identificar =D

Olha, veja se consegue acessar dessa forma: https://imgur.com/HvFDXYK

Eu consegui jogar 1, 7, 13, 19, 25 etc pra dentro do conjunto 1, mas agora tentando jogar os hexágonos seguintes e está dando o mesmo B.O., rs.

E não abre a outra tela apenas com o objeto não. Eu sei que isso que você está falando normalmente isso aparece ali em cima do lado do "Composiotion Terceira Tela" e tal. Mas acho que no meu caso está acontecendo alguma outra coisa e talvez seja referente a esse contorno azul que tem aparecido quando eu vou clicar nos hexágonos, está vendo? Será que tem alguma coisa a ver com isso? Porque percebi nessa segunda vez que depois que aparece isso eu não consigo mais clicar nos hexágonos separadamente... =(

solução!

Bom dia Fernanda, tudo bem ^^.

Consegui entender sim o que você quis mostrar. Eu abri o arquivo para entender o que estava acontecendo, e é o seguinte.

Esse contorno azul que você percebeu é de fato o problema.

Quando você converte para shape os hexagonos o after effects cria uma camada vetorial correto, com um monte de grupo com cada um dos elementos.

Esses grupos possuem os hexagonos que você deve selecionar e montar os subgrupos como explicado pelo professor.

O problema é, existem dois desses grupos que o after effects esta criando com problema, e ele é um elemento que pega a composição inteira, ai você consegue selecionar os hexagonos superiores e de repente toda a seleção some e você seleciona esteelemento que é enormemas invisível.

Isso deve acontecer no momento de conversão do arquivo para shape do after, alguma alteração entre versões do momento que o professor ministrou a aula para a nossa versão.

O que você pode fazer é:

  • Dentro dos grupos criados, ache o grupo 91 e 42, e apague esse dois elementos, agora deve existir apenas os hexagonos que você irá conseguir selecionar livremente ok.

Se você não conseguir selecionar livremente, de dois cliques rápidos para entrar no grupo geral e ai selecionar os hexagonos.

Veja se isto ajuda =D, e qualquer coisa poste aqui novamente.

Um abraço e bons estudos

Show, Luiz! Desculpa a demora para responder, mas só tive tempo de continuar a aula agora, rs. E ufa, deu tudo certo! Conforme você disse, apaguei o 91 e 42 e consegui criar todos os 9 conjuntos numa boa depois disso.

Muito obrigada!

E aliás, curiosidade... Como você descobriu que especificamente teria que apagar esses 2 groups para funcionar esse lance do shape/vetor azul? rs

Obrigada mais uma vez! Agora vou poder ir pra próxima aula porque eu tinha empacado nessa! Hahaha

Abs!

heheh que bom que conseguiu ^^

Eu abri o arquivo que o professor entrega e fiz a importação para o after, ai vi que no meu computador isso tava acontecendo tb.

Quando eu selecionava e aparecia o quadrado na composição toda eu vi que esses grupos ficavam selecionados la nas camadas. Assim eu percebi quais eram ^^

Lhe desejo agora bons estudos. Um abraço

Entendi! Legal, muito obrigada por toda a ajuda! <3

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software