Percebi que quando eu seguro o mouse para desenhar e ele sai do limite do canvas, ao retornar para o limite ele volta desenhando mesmo sem estar segurando tanto o meu código quanto do instrutor, dessa forma tentei melhorar o código acrescentando uma margem invisível que ao desenhar não saia do canvas. Se houver uma outra solução é bem vinda. Segue meu código abaixo:
<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'white';
pincel.fillRect(0, 50, 600, 400); // espaço em branco ou margem
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(50, 50, 500, 300); // espaço cinza onde vai ser desenhado
var desenha = false;
var corAtual = 'blue';
var xVermelho = 0;
var xVerde = 50;
var xAzul = 100;
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(y > 55 && y < 350 && x > 50 && x < 550){ // se estiver dentro do espaço cinza
if(desenha) {
desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
}
}
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
function escolheCor(evento){
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if((x > xVermelho - tamanhoQuadrados) && (x < xVermelho + tamanhoQuadrados)) {
corAtual = 'red'
}else if((x > xVerde - tamanhoQuadrados) && (x < xVerde + tamanhoQuadrados)){
corAtual = 'green'
}else if((x > xAzul - tamanhoQuadrados) && (x < xAzul + tamanhoQuadrados)){
corAtual = 'blue'
}
}
desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores
tela.onclick = escolheCor;
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
</script>