Segundo o próprio ChatGPT, seguem dicas para obtenção de bons resultados nas pesquisas:
1. Seja Claro e Objetivo Escreva de forma direta e específica. Evite perguntas genéricas como "me explique tudo sobre tecnologia" e prefira algo mais focado, como "quais são as tendências em inteligência artificial em 2025?".
2. Divida Perguntas Complexas Se o tópico for muito amplo, divida em partes menores. Exemplo: Em vez de "Como funciona o cérebro humano?", pergunte: "Qual é o papel dos neurônios no cérebro?" "O que é sinapse e como ela funciona?"
3. Dê Contexto Explique o que você quer alcançar. Quanto mais contexto, melhor. Exemplo: "Estou criando um site em React e preciso de ajuda com formulários."
4. Use Palavras-Chave Foque em termos específicos. Exemplo: "Diferença entre machine learning supervisionado e não supervisionado."
5. Faça Perguntas Iterativas Pergunte, leia a resposta e refine sua dúvida. Exemplo: "Como melhorar uma apresentação em PowerPoint?" "Como criar um design moderno no PowerPoint com foco em vendas?"
6. Peça Exemplos ou Modelos Solicite exemplos concretos ou templates para maior clareza. Exemplo: "Pode me mostrar um modelo de cronograma semanal para estudos?"
7. Combine Diferentes Abordagens Experimente perguntar em diferentes formatos: Perguntas curtas: "O que é blockchain?" Pedidos detalhados: "Me explique blockchain como se eu fosse um iniciante."
8. Solicite Resumos Quando uma explicação for longa, peça resumos: Exemplo: "Pode resumir em 3 tópicos principais?"
9. Use Ferramentas Complementares Para arquivos ou informações detalhadas, envie documentos ou links, como você já fez antes.
10. Ajuste o Tom e o Estilo Se precisar de algo específico, diga. Exemplo: "Escreva de forma acadêmica." ou "Explique de maneira descontraída e simples."
Fonte: ChatGPT