2
respostas

Segregação e entendimento dos níveis (3)

Não sei se compreendi muito bem a segregação dos níveis, me confundi um pouco com o texto, porém o entendimento foi que, temos 3 níveis, sendo um intrínseco (nível 1), um relacional direto com as pessoas (nível 2) e um relacional não direto, com o meio que se permeia (nível 3).

Esse é o entendimento correto dos níveis?

2 respostas

Pelo o que eu entendi é mais ou menos isso sim.

O primeiro nível é o intrapessoal e diz respeito à nossa relação com nós mesmos.

O segundo nível é o interpessoal, aquele que se refere à minha relação com o outro.

O terceiro nível é o sistêmico, correspondendo aos sistemas coletivos de acordos implícitos que utilizamos para arquitetar as relações humanas.

Olá, João! Olá Agnes! Tudo bem com vocês? Espero que sim! Vocês estão corretos no que colocaram acima! O primeiro - intrapessoal (conosco), o segundo - interpessoal (pessoas na nossa vida pessoal e profissional) e o terceiro - sistêmico (transporte público, hospitais ou sala de aula). No dia a dia vemos a violência passiva ligada através do sofrimento emocional, como por exemplo: deboche, menosprezo, sarcasmo, etc, e até mesmo um olhar pode ser considerado uma violência. Indo um pouco mais além, existem 04 componentes base para a Comunicação Não-Violenta: a OBSERVAÇÃO (é onde você faz um filtro se aquilo vai acrescentar ou não em sua vida, sem analisar se é errado ou não), SENTIMENTO (como você se sentiu ao receber aquela informação), NECESSIDADE (identificar se a necessidade foi ou não satisfeita conforme seu sentimento) e por último o PEDIDO ( saber o que eu preciso para que minha vida melhore). Fui um pouco além, mas espero ter ajudado! Um abraço e bons estudos!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software