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Segmento de Clientes

Além das ferramentas disponibilizadas pelo IBGE, quais outras ferramentas podem ser usadas para essa pesquisa?

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Olá, Daniel! Tudo bem?

Como foi mencionado na atividade 5 - "Resumindo o Canvas", você pode utilizar pesquisas próprias diretamente na sua base de clientes para entender como você pode classificá-los, em que grupos, para começar a entender como funciona a sua segmentação. Vamos supor que você já possui clientes, uma maneira de você classificá-los em grupos seria colhendo informações deles com um formulário. Você pode desenvolver perguntas específicas que vão te ajudar a entender suas características. Algumas ferramentas muito utilizadas para criar formulários e direcioná-los para as pessoas que deseja são: o Google Forms, Microsoft Forms, Survey Monkey, dentre outras.

Além disso, para a pesquisa de modo geral, você pode utilizar artigos científicos, pesquisas específicas e outros meios, dependendo dos critérios que você está analisando para a sua segmentação de clientes. O IBGE te auxilia muito para analisar os critérios demográfico e geográfico, por exemplo. Mas se você quisesse analisar outros critérios, como estilo de vida, gostos específicos, você pode pesquisar por artigos nestes temas, blogs, notícias e organizar todo esse conteúdo para entender como funciona a segmentação no seu negócio.

Vou te dar um exemplo pessoal: certa vez, na faculdade, me foi passado um trabalho em que eu teria que planejar o desenvolvimento de um novo negócio. Meu grupo escolheu como tema a criação de uma fábrica de pequeno porte para desenvolver novas marcas de cerveja artesanais na região em que estávamos. De início definimos então que na segmentação de nossos clientes teríamos um público maior de idade, localizados em nossa região e com determinada renda. Para estas informações demográficas, geográficas, de renda, utilizamos bastante o IBGE. Já para entender melhor nossos clientes no quesito do produto que estávamos planejando criar, fizemos pesquisas específicas em blogs, sites e artigos, para entender as preferências do público e analisar dados sobre o consumo de cerveja artesanal, e também criamos um formulário para direcionar às pessoas da nossa região (possíveis clientes) para entender seus gostos e preferências a respeito de cerveja.

Ficou um pouco mais claro?

Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para compartilhar conosco.

Abraço e bons estudos! :)