3
respostas

Segmentação de dados não altera o gráfico?

Outra dúvida, como faço para a segmentação de dados alterar o gráfico conforme imagem abaixo: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Ei, Ana! Tudo bem?

Agradeço por aguardar o nosso retorno.

Primeiro você precisa garantir que o gráfico esteja vinculado à tabela dinâmica que está sendo filtrada pela segmentação de dados. Acompanhe abaixo os passos:

Tabela dinâmica e segmentação

• Veja se você tem uma tabela dinâmica que contenha os dados que você deseja visualizar no gráfico.
  • Agora, crie a segmentação com base na tabela dinâmica, que neste caso é Vendas por categoria. Na aula Filtros visuais o instrutor ensina como fazer essa segmentação.

Fazendo o gráfico

• Com a segmentação pronta, selecione-a.
  • Vá a guia Inserir e clique em Gráficos de colunas
  • Automaticamente o gráfico será confeccionado com as informações da segmentação.
  • Ao mexer na segmentação, o gráfico corresponderá alterando de forma automática.

Veja os passos no gif abaixo:

Captura de tela em formato de gif mostrando como criar um gráfico a partir de uma segmentação de dados para que ele fique com atualização automática

Faça os ajustes conforme com o que planeja para o seu projeto.

Espero ter ajudado e conte sempre conosco para te auxiliar.

Bons estudos, Ana!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!

Oi, eu não entendi. Conforme a minha dúvida a segmentação foi criada dentro da tabela dinâmica porém ela não alterou os dados do gráfico, um vez que ele já foi exportado para o Dashborad. No arquivo final da aula ao clicar na segmentação dentro do Dashbord ele altera o gráfico, isso que eu quero saber como fazer e foi isso que eu perguntei, o que você me respondeu assim como na pergunta anterior não foram as respostas para as perguntas que eu fiz.

Ei, Ana!

Obrigada por retornar e sinto muito que a resposta não tenha te atendido. A partir da sua explicação, pude entender melhor o seu contexto.

Quando você cria um gráfico dinâmico no Dashboard, ele só vai responder à segmentação de dados se o gráfico continuar vinculado diretamente à tabela dinâmica que a segmentação controla.

Sendo assim, para que o gráfico corresponda com alteração, recomendo que faça:

• Na sua planilha de Dashboard, recrie a segmentação a partir do seu gráfico Vendas mensais. Clique nele para dar sequência aos passos abaixo.
  • No menu superior, clique na guia Análise de gráfico dinâmico.
  • Na seção Filtrar, clique em Inserir Segmentação de dados.
  • Escolha a opção Categoria dentro da tabela TB_Vendas_Hist.
  • Pronto, o gráfico altera conforme você clica em uma das opções selecionadas na segmentação Categoria.

Um exemplo dos passos:

Captura de tela em formato de gif ilustrando os passos descritos anteriormente.

Para futuras dúvidas, temos um material para te auxiliar na criação das perguntas, trazendo o máximo de informações possíveis para que a resposta seja assertiva, basta acessar esse guia para ver.

Bons estudos, Ana!