Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

16
respostas

security groups

Olá, na aula 04. Maquinas Virtuais #2 Conectividade na EC2, estou seguindo passo a passo e chegando na parte que ele fala de security groups monstra duas opções no video mas pra mim nenhuma, fui criar e travei no VPC, o que eu posso fazer?

16 respostas

Oii, Rafael, tudo bem?

Você pode me mandar um print de como aparece, por favor?

Abraços!

Fico no aguardo e à disposição

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

e depois disso ele entra no cdm e não eu não sei o que ele ta fazendo, copiei e colei do jeito que ele fala pra fazer e da erro

Rafael,

Na sua tela dos security groups, ela diz que não consegue providenciar acesso pelas credenciais.

Notei que a sua conta tem o login de "conta-estudante" - dependendo da sua conta, talvez você não tenha permissão para fazer algumas alterações. Com o IAM é possível adicionar uma conta que tem certas permissões, como a de criar uma EC2 mas não poder fazer alterações no Security Group. Talvez isso tenha acontecido com você.

Você consegue checar essa questão?

Abraços!

não é conta-estudante, é o nome que eu denominei conta-estudos

Acho que vcs poderiam atualizar o curso, está diferente a interface e as ordens de fazer as coisas do jeito que o professor ensina, eu, uma pessoa leiga do assunto to perdido porque ele fala algo mas não aparece, com certeza fiz algo que pode estar diferente mas não da pra seguir o video, tem que ficar procurando e torcer pra ser o que fez. Estou perdido, sinto que podia ser mais didatico as explicações. Peguei pra estudar por uma vaga que apareceu, e sinto que não vou conseguir desenvolver. :(

Rafael,

Antes de tudo, agradeço pelo feedback. Estamos no processo de atualização dos cursos antigos, então é importante vocês nos darem um retorno sobre essas questões desatualizadas. Realmente a interface da AWS de alguns anos pra cá mudou, portanto, o ideal seria os cursos também serem alterados.

Sobre o seu problema: você conseguiu criar o par de chaves? Na videoaula o instrutor cria um par de chaves chamado aws-oregon. Esse par de chaves é importante para autenticação e conexão. Por isso ele usa o comando chmod com esse conjunto de chaves num arquivo .pem.

Normalmente, pelo menos um Security Group é criado, por padrão, ao criarmos uma instância. Então o comum seria aparecer algum SG na tela assim que você tivesse criado alguma instância.

Recomendo você tentar criar um par de chaves para ver se a AWS reconhece suas credenciais.

Para criar um par de chaves, vá na mesma seção que os SGs aparecem no console, e clique em Key Pairs:

Key Pairs na seção Network & Security

A partir disso, você vai inserir estas configurações:

Página para criação de par de chaves com o nome de aws-oregon, o tipo de chave RSA, o formato pem e as tags de envs e labs

Um arquivo .pem será baixado - ele é sua chave.

Depois de criar seu key pair, tenta de novo criar o SG, por favor. Caso ainda não funcione, pode dar um retorno aqui.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

já criei a key pair, no EC2 Dashboard - Resources está mostrando que tem 3 Security groups mas quando clico não tem nenhuma e pelo video fala que é criada uma por padrão a Default.

Rafael,

Apenas para eu entender melhor seu cenário como um todo: você usou algum outro serviço? Ou apenas testou as instâncias da EC2?

nça mexi em nada, so criei

Oii Rafael! Como você está?

Peço desculpas pela demora no retorno.

Permite-me apresentar: meu nome é Nádia Oliveira e faço a Gestão da equipe do Fórum da Alura. Analisei todas as suas mensagens trocadas nessa postagem e peço desculpas pelo seu impasse no prosseguimento do curso. Eu também já fui aluna e entendo sua frustração em se sentir perdido ou travado. Nos próximos parágrafos falarei sobre como corrigir o seu erro.

Falando do security group, ele nada mais é do que uma camada de segurança que controla o tráfego de uma ou mais instâncias. Quando criamos uma instância, podemos associá-la a um ou mais grupos que terão restrições distintas a depender da necessidade do projeto.

Fiz a simulação do seu erro e o security group geralmente não irá aparecer quando o horário do seu sistema estiver errado. Por exemplo, se estiver marcando 10 horas da manhã no horário oficial e no seu computador estiver marcando 11 horas e 30 minutos, o erro AWS was not able to validate the provided access credentials pode ocorrer. Em uma das imagens que você postou, observei que seu relógio marcava 12:34, mas sua postagem foi feita às 09:55 da manhã. Então, há fortes indícios que o erro esteja nessa divergência no horário.

Veja abaixo a simulação, onde o horário atual era de 01:04, mas, meu computador marcava 06:04 e o erro AWS was not able to validate the provided access credentials que aparece para você foi apresentado:

Gif que mostra a simulação do erro a partir de horários errados

Tendo isso em mente, para resolver:

• Vá até o relógio do seu computador, clique com o botão direito e selecione a opção Ajustar hora e data:

Imagem que mostra a opção ajustar hora e data sendo selecionada

• Na tela que se abrir, desmarque a opção definir horário automaticamente. Agora, clique no botão alterar dentro da opção definir a data e a hora manualmente e coloque o valor da hora atual marcada no Google:

Imagem que mostra a opção definir horário manual marcada

• Com o horário ajustado, volte a página da AWS em Security Groups e recarregue a página. Agora, deverá aparecer os grupos criados, veja a simulação:

Gif que mostra o resultado do processo após alterar o relógio

Em resumo, o ajuste do horário no sistema é importante porque a autenticação na AWS depende de tokens temporários que possuem um carimbo de data e hora, e esses tokens têm um prazo de validade. Se o relógio do sistema estiver desajustado, os tokens podem não ser reconhecidos como válidos, resultando no erro mencionado.

Espero que ter ajudado. Fico à disposição.

Grande abraço!