Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Section vs Article

Boa tarde,

Tenho algumas dúvidas em relação de quando usar Section ou Article, exemplos e explicações na internet, tem sido muito vagas para mim.Existe algum jeito mais simples de saber quando usar um ou outro? Outra pergunta, vi que no article é possível criar header e footer, na section também posso fazer isso? Semanticamente estaria certo?

6 respostas

E ai Bruno, blz!

Cara, eu vou lhe dizer baseado em livros e alguns cursos que fiz sobre o assunto. As tags Section e Articles foram incluidas no HTML5 para dar mais semantica ao código, ajudando assim os a programas de busca, programas para deficientes e por ai vai a identificar o que vem a ser o conteúdo entre essas tags. Antigamente no HTML 4 quando não existia as essas tags, usava-se divs com ids com nomes sugestivos dizendo que determinado assunto tem haver com um artigo e outro uma nova sessão de uma página. Ao meu ver isso é mais semantico, ajuda as robos de busca e outros programas a identificar o que você está querendo passar naquele trecho de sua página.

Isso é opinião minha.

Abraço!

Olá Fabiano, Que eles são semânticos eu entendi, o que nao ficou claro, é quando utilizar um ou outro. Já vi em lugares dizendo que um section normalmente serve para agrupar vários articles e que dentro dos articles não podem ter sections. Fico confuso em qual momento usar

O elemento article especifica conteúdo independente e autônomo.

O elemento section define a seção em um documento.

Assim, na Internet, você encontrará páginas HTML com elementos section contendo elementos article e article contendo elementos sections.

Você também encontrará páginas com elementos section contendo elementos section e article contendo elementos article.

FONTE: http://www.w3schools.com/html/html5_semantic_elements.asp

Arthur, obrigado pelo retorno.

Dando um exemplo, se no caso eu tiver em meu site uma galeria de imagens, eu poderia considerar esta área dentro de uma section chamada "galerias" e cada imagem com sua descrição dentro de um article?

Particularmente eu colocaria todas as fotos em uma section galeria. Se fosse abrir as fotos em uma página separada com um certo destaque mas dentro de uma página e não utilizando um modal ou coisa do tipo eu usaria para cada página dá foto um article.

solução!

Exatamente Bruno, uma section de imagens com um article para cada imagem onde você poderia colocar descrição e link para a imagem.