Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Seções dentro de uma home como elas devem ser representadas dentro de um sitemap?

Seções dentro de uma home como elas devem ser representadas dentro de um sitemap?

3 respostas

Olá Priscila, tudo bem?

Na atividade de Sitemap https://cursos.alura.com.br/course/sketch-design-mobile/task/50825 você tem uma noção melhor da organização. Antes de começar seu sitemap, você deve fazer um levantamento de todas as seções presentes na home. A home vai ser o 1º nível, o primeiro retângulo no topo. No segundo nível vão ficar todas as seções relacionadas que você identificou. A partir do terceiro nível, cada seção pode ter ramificações (ou não). Cada ramificação representa um cenário diferente. No exemplo da aula, uma ação de busca pode retornar resultados, ou seja, leva o usuário para uma página com os resultados correspondentes, ou, em caso de não encontrar nenhum resultado, leva o usuário para uma tela de busca vazia. Uma outra maneira de pensar seu sitemap, é identificar quais caminhos levam até cada seção. Lembre-se que cada retângulo do seu sitemap corresponde a uma página distinta.

Abraços e bons estudos!

Olá Lais, Obrigada pela excelente explicação. A minha dúvida é justamente quando a home possui diversas seções e nela não existe um link para uma outra página. Colocar no sitemap somente home, não representa de fato o que está home representa. Neste caso como devo tratar? Você falou sobre níveis e eu pensei nisso..

Exemplo: Na minha home tem 4 seções, portanto pensei em colocar abaixo da home no primeiro nível as 4 seções

Home

{Sobre o produto} {Sobre o cliente) etc…

O que você acha?

Pena que não posso dar um print e te mandar

solução!

É isso mesmo Priscila! A home é o ponto de partida, onde fica o menu para navegação para cada uma dessas seções que você comentou. Cada um delas é algo diferente, portanto faz sentido separar sim. E dentro dessas seções pode entrar em mais um nível de profundidade, por exemplo: "Sobre o cliente" pode ter mais seções. Imagine um exemplo em que tenha "nossa história", "nosso time", "nosso endereço" etc. Se cada uma dessas subseções levar a uma página diferente, vão ser 3 retângulos ligados à seção "Sobre o cliente" que, por sua vez, vai estar ligado à Home. Essa é a ideia do sitemap, uma página leva à outra que leva à outra, criando mais níveis, mas a Home sempre vai ser a primeira.

Se tiver mais alguma dúvida, é só nos chamar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software