Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Se por acaso formatar o computador , vou perder o volume e os dados no container perco tb?

Se por acaso formatar o computador , vou perder o volume no pc. E os dados no container perco tb?

2 respostas
solução!

Olá, Luis!

Se você formatar o computador, os volumes que você criou no Docker serão apagados, pois eles estão armazenados no sistema de arquivos do seu computador, especificamente no diretório /var/lib/docker/volumes. Isso significa que, ao formatar o computador, você perderá esses dados, já que todo o conteúdo do disco será apagado.

Quanto aos dados dentro dos containers, eles também serão perdidos, pois os containers são instâncias em execução que dependem dos dados armazenados nos volumes ou nos próprios containers. Para evitar a perda de dados, é uma boa prática fazer backup dos volumes antes de formatar o computador.

Você pode fazer isso copiando o conteúdo dos volumes para um local seguro usando comandos como tar ou rsync. Por exemplo, para fazer um backup de um volume chamado meu-volume, você pode usar:

sudo tar -czvf meu-volume-backup.tar.gz -C /var/lib/docker/volumes/meu-volume/_data .

Depois de formatar e reinstalar o Docker, você pode restaurar o backup copiando os arquivos de volta para o diretório de volumes.

Bons estudos!

Tava pesquisando e vi esse comando :

docker commit meu-container minha-imagem:versao1

Fiz um teste, peguei uma imagem que gerei pra testar. Rodei ela, fui no bash, criei um arquivo em branco. Fui em outro terminal certifiquei que o container tava rodando, e fiz o comando acima.

Depois fui novamente e carreguei essa nova imagem para container, e o arquivo criado estava la. Tem alguma desvantagem usar assim, nao eh recomendado?