2
respostas

Se o backlog do produto é de responsabilidade do Dono do produto, como essa pergunta está falando que o time de desenvolvimento pode inserir incrementos no backlog do produto?

Se o backlog do produto é de responsabilidade do Dono do produto, como essa pergunta está falando que o time de desenvolvimento pode inserir incrementos no backlog do produto?

Que papel tem o direito de dizer ao Time de Desenvolvimento como transformar o Backlog do produto em incrementos de funcionalidade potencialmente utilizáveis?

Somente o stakeholder.

Somente o Dono do Produto.

Ninguém, pois eles são auto-organizados. (Essa que considerou a resposta correta no teste)

Somente o Scrum Master.

2 respostas

Bruno, entendo que o Dono do Produto é quem faz a priorização, porem o backlog pode ser alimentado por necessidades técnicas por exemplo (identificados pelo time) que pode ser inclusive habilitadores para entregar uma historia de usuário. Alem disso, as histórias de usuários são quebradas em tarefas pelo time, então o incremento sempre vai passar pelo time fazer a definição de como implementar.

Espero ter ajudado.

Bruno, a pergunta se refere a como transformar o Backlog em incrementos, isto está relacionado a coisas como: que componente do time de desenvolvimento fará o quê durante a Sprint, a tecnologia ou plataforma que será utilizada (ex. Java, PHP), etc. Isso, de fato, ninguém tem o direito de determinar senão o próprio time, pois é uma consequência que advém das características do mindset ágil, auto-organização e ritmo sustentável.

Já quando se fala que time de desenvolvimento pode inserir incrementos no backlog do produto, isto se dá por meio de inputs que o time fornece ao Dono do Produto para que sejam adicionadas características (requisitos, funcionalidades...) ao Backlog do Produto. (É necessário poder de persuasão do Time para que haja aprovação pelo Dono de Produto, pois somente ele é responsável por manter o Backlog do Produto)

Isto porque, mudanças nos requisitos de negócio, condições de mercado ou tecnologia podem causar mudanças no Backlog do Produto. (Em geral, quem mais entende de tecnologia é o Time de Desenvolvimento)

Outro ponto que não podemos confundir Backlog da Sprint e Backlog do Produto. Uma vez selecionado o Backlog da Sprint (que pode ser uma parte do Backlog do Produto) o Dono do Produto não pode alterá-lo (veja o scrum prevendo limitações de ambas as partes em determinados momentos). Assim, embora seja flexível às mudanças, o framework Scrum prevê também a estabilidade do gerenciamento de produtos complexos através de seus princípios básicos.

Se você achar que este post está ajudando de alguma forma, você pode ver também: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-so-o-dono-do-produto-mantem-o-backlog-do-produto-80641

Abr e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software