3
respostas

Se eu realizar o deploi desse e adicionar videos vai funcionar?

Minha dúvida é na verdade como criar um host para o arquivo json, pois no projeto realizado esse arquivo era gerado localmente. Se eu fizer o deploi desse site e eu adicionar videos novos sera salvo? preciso ter esse arquivo json hospedado em algum local? como proceder?

Grato

3 respostas

Olá Clebert! Tudo bem?

Para hospedar o arquivo JSON em um servidor, você pode utilizar serviços de hospedagem de arquivos, como o Dropbox ou o Firebase Hosting. Basta fazer o upload do arquivo para o serviço escolhido e utilizar o link gerado para acessá-lo no seu projeto.

Quanto à sua pergunta sobre adicionar novos vídeos, a resposta depende um pouco do seu projeto e da forma como ele foi desenvolvido. Se os vídeos são adicionados diretamente no arquivo JSON, então você precisará atualizar o arquivo hospedado toda vez que adicionar um novo vídeo. Se os vídeos são adicionados em um banco de dados ou em outro local, então você precisará atualizar o código do seu projeto para buscar esses novos vídeos no local correto.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Olá Renan, grato por me ajudar, deixa eu tentar te explicar melhor. Eu fiz um curso da alura que é o aluraplay, e nesse curso fizemos um site onde tem um link onde adicionamos vídeos novos. Esses vídeos quando inserimos é salvo dinamicamente pelo javascript através de um arquivo json no host criado na própria máquina com o node.js server. Eu queria fazer o deploi dessa aplicação, talvez com outros videos e com algumas mudanças no site. Mas a minha dúvida seria, quando eu adicionar esses arquivos ele será salvo onde? onde eu coloco esse arquivo json que serve como banco de dados do link do vídeo, imagem, nome do video e etc, para que quando eu adicione vídeos esses vídeos fiquem salvos ná página.

Olá Clebert, tudo bem com você?

Primeiramente peço desculpas pela demora em obter um retorno!

Agora sobre o Deploy eu acho que não fui muito claro inicialmente, mas vamos com calma que eu vou tentar ser mais claro para tentar responder a sua dúvida.

Bom primeiramente para hospedar sua aplicação em um ambiente de produção, você precisará de um servidor que execute o Node.js e que possa hospedar seu aplicativo. Existem muitas opções disponíveis, incluindo serviços de hospedagem em nuvem, como a Amazon Web Services ou o Microsoft Azure, ou provedores de hospedagem gerenciada, como o Heroku ou o DigitalOcean.

Uma vez que você tenha seu servidor configurado, você precisará modificar seu código para que ele leia e escreva no arquivo JSON em seu servidor em vez de em sua máquina local. Uma forma comum de fazer isso é usar um banco de dados, como o MongoDB, para armazenar os dados de seus vídeos e recuperá-los em sua aplicação Node.js. Isso permitiria que você adicionasse e gerenciasse seus vídeos diretamente do servidor, sem precisar enviar novos arquivos JSON.

Se você preferir continuar usando um arquivo JSON para armazenar seus dados, você precisará modificar o código para que ele leia e escreva em um arquivo no servidor em vez de em seu computador local. Isso geralmente envolve a criação de um caminho de arquivo relativo que aponte para o local correto do arquivo JSON no servidor. Lembre-se de garantir que seu arquivo JSON seja protegido por senha e não, seja acessível publicamente.

Uma vez que você tenha feito essas mudanças em seu código, você pode implantar sua aplicação em seu servidor e testá-la para garantir que ela esteja funcionando conforme o esperado.

Mas isso eu já tinha mencionado anteriormente de uma forma bem superficial!

Acredito que o que você deseja saber é se você fizer o deploy para algo como o Github Pages ou a Vercel se ele ainda vai funcionar como agora, correto?

E a resposta é sim e não, calma vou explicar melhor abaixo:

O GitHub Pages é um serviço de hospedagem de sites estáticos, portanto não suporta a execução de aplicativos Node.js em seu ambiente de hospedagem. No entanto, você ainda pode usar o GitHub Pages para hospedar seu site estático, como HTML, CSS e JavaScript.

Assim como eu já tinha mencionado anteriormente, se você deseja executar um aplicativo Node.js no GitHub, precisará hospedá-lo em outro serviço de hospedagem, como a Vercel, Heroku ou AWS. Esses serviços permitem que você implante aplicativos Node.js diretamente a partir de um repositório do GitHub, tornando o processo de implantação simples e fácil.

Se você ainda deseja usar o GitHub Pages para hospedar seu site estático, você precisará modificar o código para que ele não dependa de um servidor Node.js em execução. Como mencionado no começo da mensagem.

Agora sobre a Vercel é possível implantar seu projeto no Vercel e usá-lo como serviço de hospedagem para colocar seu site no ar. O Vercel oferece suporte para aplicativos Node.js, o que significa que você pode implantar facilmente seu aplicativo Node.js hospedado no GitHub usando a plataforma do Vercel. Contudo, existe um porém, ao implantar seu aplicativo sem modificar o código para que ele leia e escreva em um arquivo JSON em um servidor em vez de em sua máquina local, você ainda estará usando o arquivo JSON localmente. Isso significa que qualquer alteração que você fizer no arquivo JSON só estará disponível na máquina local onde o aplicativo está sendo executado.

Assim, se você quiser que toda alteração que você fizer seja salva para todos os que tiverem acesso ao seu site, você ainda vai precisar modificar o arquivo JSON para tal.

E um belo resumo disso tudo o que falei já estava disponível um "Para Saber Mais" do curso, vou deixar o link da aula que explica um pouco sobre isso abaixo:

Em suma, era isso, espero ter explicado direito, um abraço e bons estudos.