Olá Clebert, tudo bem com você?
Primeiramente peço desculpas pela demora em obter um retorno!
Agora sobre o Deploy eu acho que não fui muito claro inicialmente, mas vamos com calma que eu vou tentar ser mais claro para tentar responder a sua dúvida.
Bom primeiramente para hospedar sua aplicação em um ambiente de produção, você precisará de um servidor que execute o Node.js e que possa hospedar seu aplicativo. Existem muitas opções disponíveis, incluindo serviços de hospedagem em nuvem, como a Amazon Web Services ou o Microsoft Azure, ou provedores de hospedagem gerenciada, como o Heroku ou o DigitalOcean.
Uma vez que você tenha seu servidor configurado, você precisará modificar seu código para que ele leia e escreva no arquivo JSON em seu servidor em vez de em sua máquina local. Uma forma comum de fazer isso é usar um banco de dados, como o MongoDB, para armazenar os dados de seus vídeos e recuperá-los em sua aplicação Node.js. Isso permitiria que você adicionasse e gerenciasse seus vídeos diretamente do servidor, sem precisar enviar novos arquivos JSON.
Se você preferir continuar usando um arquivo JSON para armazenar seus dados, você precisará modificar o código para que ele leia e escreva em um arquivo no servidor em vez de em seu computador local. Isso geralmente envolve a criação de um caminho de arquivo relativo que aponte para o local correto do arquivo JSON no servidor. Lembre-se de garantir que seu arquivo JSON seja protegido por senha e não, seja acessível publicamente.
Uma vez que você tenha feito essas mudanças em seu código, você pode implantar sua aplicação em seu servidor e testá-la para garantir que ela esteja funcionando conforme o esperado.
Mas isso eu já tinha mencionado anteriormente de uma forma bem superficial!
Acredito que o que você deseja saber é se você fizer o deploy para algo como o Github Pages ou a Vercel se ele ainda vai funcionar como agora, correto?
E a resposta é sim e não, calma vou explicar melhor abaixo:
O GitHub Pages é um serviço de hospedagem de sites estáticos, portanto não suporta a execução de aplicativos Node.js em seu ambiente de hospedagem. No entanto, você ainda pode usar o GitHub Pages para hospedar seu site estático, como HTML, CSS e JavaScript.
Assim como eu já tinha mencionado anteriormente, se você deseja executar um aplicativo Node.js no GitHub, precisará hospedá-lo em outro serviço de hospedagem, como a Vercel, Heroku ou AWS. Esses serviços permitem que você implante aplicativos Node.js diretamente a partir de um repositório do GitHub, tornando o processo de implantação simples e fácil.
Se você ainda deseja usar o GitHub Pages para hospedar seu site estático, você precisará modificar o código para que ele não dependa de um servidor Node.js em execução. Como mencionado no começo da mensagem.
Agora sobre a Vercel é possível implantar seu projeto no Vercel e usá-lo como serviço de hospedagem para colocar seu site no ar. O Vercel oferece suporte para aplicativos Node.js, o que significa que você pode implantar facilmente seu aplicativo Node.js hospedado no GitHub usando a plataforma do Vercel. Contudo, existe um porém, ao implantar seu aplicativo sem modificar o código para que ele leia e escreva em um arquivo JSON em um servidor em vez de em sua máquina local, você ainda estará usando o arquivo JSON localmente. Isso significa que qualquer alteração que você fizer no arquivo JSON só estará disponível na máquina local onde o aplicativo está sendo executado.
Assim, se você quiser que toda alteração que você fizer seja salva para todos os que tiverem acesso ao seu site, você ainda vai precisar modificar o arquivo JSON para tal.
E um belo resumo disso tudo o que falei já estava disponível um "Para Saber Mais" do curso, vou deixar o link da aula que explica um pouco sobre isso abaixo:
Em suma, era isso, espero ter explicado direito, um abraço e bons estudos.