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SE EU NÃO TENHO RETORNO MENSURAVEL NA DEMANDA

ESTOU FAZENDO A TABELA PARA AVALIAÇÃO DAS MINHAS DEMANDAS, E TENHO UMA DÚVIDA. SE EU TENHO UM CUSTO MAS NÃO TENHO UM BENEFICIO QUE SEJA MENSURÁVEL, COMO POR EXEMPLO "A SATISFAÇÃO DO CLIENTE FINAL". COMO DEVE APRESENTAR OS BENEFÍCIOS DESTA DEMANDA PARA AVALIAR SUA VIABILIDADE

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Paulo,

Existem métricas de mercado que nos auxiliam com isso, no caso a "Satisfação do cliente" é o NPS.

A meta final deve buscar influenciar um numero medido pela empresa, busque discutir o tema com pessoas de diversas áreas diferentes, muitas vezes alguma das áreas sabe de alguma forma de medir pois ela pode sofrer alguma influencia da alteração.

Você também pode usar a técnica de investigação das 5 perguntas.

1- Comece perguntando o que é satisfação de cliente. 2- Pergunte o que é satisfação do cliente. 3- E pergunte o que te demonstra que o cliente está satisfeito o que te demonstra que o cliente está insatisfeito.

Para o caso de satisfação de cliente, é um exemplo muito usado e as respostas pode ser simples como "quantidade de ligações ou reclamações em redes sociais" ou "quantidade de elogios".

Elogios são raros, mas você pode dar um peso maior para eles.

O NPS é realmente a melhor forma de medir isso, mas para uma abordagem inicial e mais simples, use a técnica das perguntas, talvez o 5w2h.