1
resposta

SE EU NÃO TENHO RETORNO MENSURAVEL NA DEMANDA

ESTOU FAZENDO A TABELA PARA AVALIAÇÃO DAS MINHAS DEMANDAS, E TENHO UMA DÚVIDA. SE EU TENHO UM CUSTO MAS NÃO TENHO UM BENEFICIO QUE SEJA MENSURÁVEL, COMO POR EXEMPLO "A SATISFAÇÃO DO CLIENTE FINAL". COMO DEVE APRESENTAR OS BENEFÍCIOS DESTA DEMANDA PARA AVALIAR SUA VIABILIDADE

1 resposta

Caro Paulo,

Obrigado pela sua postagem!

Se pensarmos enquanto gestores que estamos realizando uma tarefa que só gera custo, algo precisa ser avaliado em relação a mesma, por exemplo seria uma atividade de conformidade a alguma norma ou requisito jurídico.

Neste caso, o benefício poderia ser, por exemplo o quanto de valor financeiro que a empresa está evitando de perder por multa ou impossibilidade de operação se não atender a norma ou requisito jurídico.

Além desses, existem outros diversos benefícios "intangíveis" e mais "subjetivos" que caberia ao gestor no momento de identificação das demandas de avaliar de que forma os mesmos geram benefícios, mesmo que não sejam necessariamente financeiros, por exemplo se uma organização investe em qualidade de vida dos funcionários ela está de "pano de fundo" investindo em engajamento, produtividade, diminuição de turn-over, dentre outros aspectos não financeiros.

Em suma, sempre devemos procurar fazer alguma associação entre uma demanda e o benefício que ela gerará e se não conseguirmos identificar nada talvez seja o caso de não realizar esta demanda.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software