Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Se eu colocar <= ou >=, ele para.

Professor, se coloco <= ou >=, ele aumenta e diminui, normalmente. Porém, quando o raio volta para o valor 10, para e não desenha mais.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10;

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        console.log(x + ',' + y);

        if (evento.shiftKey) {

           if (raio <= 40) { 

                raio = raio + 10;
           }
        }

        if (evento.altKey) {

            if (raio >= 10){

                raio = raio - 10;
            }
        }

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

</script>
3 respostas
solução!
Removido a pedido do usuario.

Olá Pamella tudo bem com você?

Conforme o aviso de atenção na descrição "ATENÇÃO: o decremento do raio deverá ser de 5 em 5 e o tamanho mínimo da bolinha deve ser de 10 que é o tamanho original."

Esse aviso conversa muito com o que nosso amigo Abner mencionou aqui em cima! Aliás obrigado pela força =)

Pois o ponto principal é que ao chegar no tamanho máximo ele "apaga" o raio e aí o efeito de alteração do tamanho do raio fica imperceptível. Para você conseguir visualizar melhor a alteração desse bloco no código modifica assim:

if (evento.altKey) {

            if (raio >= 10){

                raio = raio - 5;
            }
        }

Vai observar que a bolinha altera o tamanho =)

Espero ter te ajudado! Bons estudos!

Valeuuu gente!!!