Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Se estruturar para passar pela zona de estresse pode causar estresse?

Olá! No dia a dia, quem está em processo de evolução contínua, é bombardeado com novas informações, novos insights, novos estímulos. Como evitar que a sobrecarga de possibilidades leve à frustração da não realização? Como evitar começar muitas coisas e não terminar várias?

Diz-se que a grande sacada é foco e consistência. Isso significa reservar um determinado período do tempo e se dedicar efetivamente ao planejado. Pode ser difícil orquestrar a obtenção de novos conhecimentos com a rotina do dia a dia. E fazer a orquestração tb pode ser morosa e frustrante. Qual a dica? Entendo que cada um tem o seu tempo e suas prioridades, meu pensamento é de que deve-se começar pequeno. Defina uma agenda mínima para chegar na conclusão de um item. Passada essa experiência mínima, pense no próximo passo: O que eu posso fazer diferente, que eu otimize mais meu tempo e meus resultados? Continue, passo a passo, entregando pequenas peças de conhecimento para si e se recompense a cada conquista. Ao longo do tempo, há de se perceber que os pequenos ganhos, as pequenas conquistas, já somam um todo bem maior. E sua rotina em obter conhecimento tb ganhou diversos mecanismos de performance. Foco e consistência é tudo. E se algo mudar nessa jornada, tudo bem, corrija a rota e siga.

Abraços.

1 resposta
solução!

Olá, Marcelo! Como vai?

Sua pergunta é muito relevante e acredito que muitas pessoas se identificam com ela. Realmente, o processo de aprendizado pode ser desafiador e, às vezes, estressante. No entanto, é importante lembrar que o estresse não é necessariamente algo ruim. Ele pode ser um sinal de que estamos saindo da nossa zona de conforto e entrando na zona de aprendizado.

No entanto, você está correto ao dizer que é importante evitar a sobrecarga e a frustração. Para isso, a estratégia que você mencionou de começar pequeno e ir gradualmente aumentando a carga de trabalho é muito eficaz. Isso nos permite ter uma sensação de progresso e conquista, o que pode ser muito motivador.

Além disso, é importante ter em mente que o processo de aprendizado não é linear e que todos nós temos nossos altos e baixos. Portanto, é normal ter dias em que nos sentimos mais produtivos e dias em que nos sentimos menos. O importante é não se deixar desanimar pelos dias ruins e continuar se esforçando.

Outra dica que pode ser útil é a técnica do "time blocking". Essa técnica envolve alocar blocos específicos de tempo para diferentes tarefas ou atividades ao longo do dia. Isso pode ajudar a garantir que você tenha tempo suficiente para se dedicar ao aprendizado sem se sentir sobrecarregado.

Por exemplo, você pode reservar uma hora pela manhã para aprender algo novo, e depois outra hora à tarde para revisar o que aprendeu. Isso pode ajudar a garantir que você tenha tempo suficiente para se dedicar ao aprendizado sem se sentir sobrecarregado.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.