Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

SDD com Harness diferentes

É uma prática comum ou aceitável usar duas soluções de harness com a mesma specificação de SDD? Exemplo, Claude e Codex? A ideia é quando os tokens de um esgotar o outro dar continuidade ou enquanto um implementar o outro realizar testes de qualidade, code review...

2 respostas

Fala Lincoln, tudo bem?

Sim, é uma prática bem válida, principalmente para manter continuidade no desenvolvimento e aproveitar os pontos fortes de cada modelo. Muita gente usa um para implementação e outro para revisão, testes ou validação de arquitetura. Só vale tomar cuidado com consistência de contexto e padrões do projeto, porque modelos diferentes podem interpretar partes da SDD de formas diferentes.

Uma boa prática é manter documentação e regras de código bem definidas para evitar divergências.

Show, agora tenho visto alguns artigos e parece que a grande maioria das ferramentas de SDD que temos atualmente não possuem orquestrador de agentes, atualmente eu uso o speckit, openspec e Bmad e achava que o que eles faziam era uma orquestração agêntica, mas segundo esse artigo, parece que eu estava enganado em algum nível: https://www.augmentcode.com/tools/best-spec-driven-development-tools

Poderia me dizer quais ferramentas atualmente possuem esse nível de orquestração?