3
respostas

Scrum + XP + kanban

Posso usar scrum com tecnicas do XP e do kanban mescladas?

3 respostas

Olá Giane,

pode sim, na verdade mesclar ideias de diferentes frameworks é uma prática até que comum no amadurecimento de um time. Aqui mesmo um dos nossos times usa práticas dos 3: os papeis e as cerimônias do Scrum + práticas técnicas do XP como testes e integração contínua + controle de WiP inspirado em Kanban.

Olá Giane, O Lucas resumiu muito bem a vantagem de se mesclar os três frameworks. É claro que a utilização deste ou daquele dependerá muito da maturidade do time, tanto técnica quanto de processo. Por exemplo, em uma empresa em que trabalhei a alguns anos atras, não utilizávamos tanto XP devido a algumas limitações técnicas (ou pelo menos se pensava isto naquela época). Com o tempo nos reformulamos alguns processos começando aos poucos utilizar testes automatizados e algumas outras práticas do XP. O aumento da qualidade de entrega do nosso produto foi incrível e a equipe técnica se mostrou participativa causando um resultado surpreendente aqueles que mantinham restrições em se tomar este caminho. Mas acredito que mesclar é sempre a melhor alternativa.

Oi Giane, tudo bem?

As respostas dos colegas te ajudou a dar uma clareada?

Se sim, lembre-se de marcar a resposta que foi mais útil como solução, caso contrário, compartilhe sua dúvida conosco que vamos te ajudar :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software