Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Scrum Time Box

De acordo com o Scrum é proposto fixar o Sprint em 1 mês para que se crie uma cadência das entregas, porém considerando o exemplo dado da NF eletrônica, foi sugerido aumentar este time um pouco mais por conta da flexibilidade... Dúvida: É correto ter times distintos de Sprints num projeto em função da complexidade das entregas? Caso afirmativo, qual critério deve ser considerado para estimar?

3 respostas
solução!

Olá Fabíola,

tudo bem? Não sei se entendi muito bem a sua dúvida. Mas seria se podemos ter mais de uma equipe e ainda assim continuar aplicando o Scrum?

Pelo último guideline, Julho de 2016,(http://www.scrumguides.org/scrum-guide.html#events-sprint) Sprints deveriam durar 1 mês ou menos.

Não há nada que impeça de termos mais de um time e paralelizar a execução do projeto. Só é super importante você ter em mente que conseguir isso em um projeto real exige um comprometimento e uma coesão muito grande para que uma equipe não impacte na outra. O trabalho do P.O também não será nada muito trivial, já não é na verdade.

Existe até um mecanismo que algumas empresas tem tentado com objetivo de escalar o Scrum para times muito grandes que é o Scrum of Scrums. Essa ideia surgiu lá em 2001 nesse artigo: http://static1.1.sqspcdn.com/static/f/447037/6486358/1270929593650/Sutherland+200111+proof.pdf?token=1b4oFm8KzuFeNNBWFQEy4IsfQ5k%3D

Cada mudança tem que ser testada e principalmente tentar manter os princípios e valores do ágil.

Abraços

Perfeito Fábio!!!

Fabíola, O Fábio Pimental citou o Scrum of Scrum do scaled scrum.

Olhe no site https://www.scrumstudy.com ele possui um material bem completo que cita esse mecanismo. Vale muito apena a leitura.

Quando você possui mais de um time trabalhando no mesmo projeto, acaba tendo a necessidade de papéis do PO chefe e Scrum Master Chefe, assim como as reuniões de Scrum of Scrum, entre outros. Claro que isso depende muito do contexto em que está, do tamanho e complixidade do projeto e times.