5
respostas

Scrum Master x Product Owner

Basicamente, qual a diferença dos dois ? (Em uma impresa tradicional, o Scrum Master seria o gerente e o P.O. o dono da empresa?)

5 respostas

Boa noite Matheus!

Segue transcrição do Guia do Scrum - Edição 2017:

"O Scrum Master é responsável por promover e suportar o Scrum como definido no Guia Scrum. Ele faz isso ajudando todos a entenderem a teoria, as práticas, as regras e os valores do Scrum. É um servo-líder para o Time Scrum."

"O Product Owner é a pessoa responsável por gerenciar o Backlog do Produto."


São funções bem distintas.

O Product Owner trabalha gerenciando o backlog do produto, ou seja, o que deve ser feito.

O Scrum Master trabalha para garantir que a cultura e as práticas do Scrum sejam seguidas, ou seja, como as coisas devem ser feitas. Esse "como" se refere a coisas mais estratégicas, pois ele não vai dizer ao time de desenvolvimento qual linguagem de programação utilizar, qual framework utilizar, qual sgbd, quem vai fazer o quê, etc. Pois o time deve ser auto organizado.

O Scrum Master não é um Gerente de Projetos, o Product Owner também não.

A estrutura tradicional das empresas, com um chefe definindo quem faz o quê, priorizando atividades, tomando decisões, etc. É incompatível com o Scrum.

No Scrum, você vai dar poder à equipe e confiar nela. Lembre-se do Manifesto Ágil, a parte mais importante são as pessoas.

olá,

isso mesmo

o PO seria os olhos do cliente, ele irá verificar e acompanhar o andamento dos que está sendo feito e comparando com o que o cliente precisa

O Scrum master é voltado mais para o negócio, se os processos estão sendo seguidos entre outras coisas

De uma maneira simplificada, o PO é alguém com muito conhecimento do por que fazer algo dentro do projeto, para ajudar a definir o que fazer nele. Ele representa a visão de negócios e as necessidades do cliente.

O Scrum Master é alguém com muito conhecimento do framework Scrum e que atua como facilitador dentro da equipe. Ele tem muito conhecimento de o que fazer no projeto, para ajudar a definir como fazer.

A comparação com uma empresa tradicional não fica muito boa, mesmo porque existem diferentes estruturas empresariais. Mas fazendo uma comparação grosseira, um PO poderia ser um diretor ou um analista de negócios e o Scrum Master poderia ser um líder técnico, um supervisor, um coordenador, um gerente de equipe de especialista ou mesmo um gerente de projetos.

Não é uma comparação muito justa, visto que são paradigmas muito diferentes, mas esses são cargos que costumam migrar para PO ou SM quando as carreiras mudam para a cultura ágil.

Em suma Matheus, se a Empresa quer implantar metodologias ágeis, vai ter que esquecer as estruturas tradicionais, hierarquia, etc.

Na Scrum não tem essa figura do Chefe, que manda, define prioridades, etc.

Ao invés de se ter uma equipe de dev, uma de infra, uma de suporte, etc. todas com subdivisões internas, você terá times/equipes por Projeto. Mas não será aquela ideia do Gerenciamento de Projetos tradicional, onde se tem o Gerente do Projeto. No Scrum essa função não existe.

O Scrum Master é um líder-servidor, mas não é chefe. O Product Owner é o gerenciador do backlog, mas também não é um chefe, apesar de definir o que será feito e em que ordem (pelo menos aos blocos, para cada sprint).

Vejo o P.O como um entender do cliente, e o Scrum Mastar um entendedor da capacidade da equipe... O que faz ser bem interessante a sua pergunta, pois no final ambos tem tarefas semelhantes mas totalmente distintas.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software