3
respostas

Scrum Master pode ser Dev?

Sei que em geral o papel de Scrum Master é de algum gerente, do líder do projeto ou daquele time. Mas ele pode ser técnico, também? É recomendado (ou tem algum problema) o Scrum Master seja parte também do Dev Team?

3 respostas

Sim. O papel do scrum master não necessariamente é de um gerente de projetos, na verdade ele é um facilitador da equipe, por isso, ele pode ser desempenhado por qualquer pessoa da equipe.

Pode ser, mas é sempre bom lembrar que ele vai estar equilibrando dois pratos ao mesmo tempo. Um exemplo, ele precisa entregar uma tarefa no mesmo momento que precisa resolver um impedimento reportado em uma daily, o que eles faz? Corre o risco dele pender para um dos lados e ao final a equipe ter problemas com esse duplo papel.

No geral pode sim, apesar de ser difícil equilibrar os dois papéis como já explicado pelo amigo acima.

Apenas contribuindo... O que não é nem um pouco aconselhável é o Scrum Master também cumprir o papel de Product Owner, pois os dois papéis exigem comprometimento quase que exclusivo com as atividades da função, então não é viável fazer isso, além de que pode chegar um ponto onde os interesses sejam conflitantes, coisa que não aconteceria no papel de SCM e membro do dev team.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software