Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Scrum master e Product Owner

Caros Mestres, Por questões de falta de recursos humanos com habilidades e conhecimentos, quando formos implementar o Scrum em nossa empresa, num primeiro momento o Scrum Master e o Product Owner serão a mesma pessoa, isto poderá comprometer o Scrum/Agil? Grato pela ajuda.

4 respostas

Seu Product Owner pode acabar ficando muito muito sobrecarregado.

Infelizmente ainda não tive a oportunidade de fazer esse curso, mas aqui na empresa trabalhamos com Scrum, e o objetivo do Scrum Master, é basicamente evitar impedimentos, e solucionar impedimentos.

Por exemplo, caso o computador de algum desenvolvedor apresente problema, quem vai correr atras de algum Ti, e encher muito o saco desse Ti , para agilizar o serviço é o Scrum Master, e pode ser que o Product Owner não tenha esse tempo disponível para realizar essas tarefas.

solução!

Bom dia,

Não é recomendado como o Bruno acabou de dizer. Pode-se surgir inúmeras situações onde conflitos que não deveriam ocorrer, acabem ocorrendo.

Dito isso, pelo mesmo motivo, já trabalhei em uma equipe onde uma pessoa desempenhou as duas funções ao mesmo tempo por um período temporário. Para ser honesto, não foi bom, e tivemos dificuldades para trabalhar nesses sprints. A carga era demais para uma pessoa só fazer os dois, algumas tarefas e necessidades acabaram sendo negligenciadas. Gerou estresses e tensões que não deveriam ter ocorrido, e atrasos em entregas também (principalmente porque se demorou mais na planning para fechar as histórias, nossos sprints eram de 7 a 10 dias, fechou conteúdo para 10 dias de sprint, mas pela demora no planning já começou com 1 dias inteiro a menos, também teve demanda mal explicada pelo PO que gerou história errada, e no meio do sprint teve que ser descartado coisas feitas e fazer novamente).

Se o impacto será grande assim na sua empresa vai depender de muita coisa, da quantidade de projetos, volume de informações que é necessário analisar como PO, quantidade de times de dev e pessoas que se tem que acompanhar como SM, qualidade da informação que vem do cliente, etc. Isso só para citar alguns. Enfim, se não há outra saída, o jeito é fazer isso, mas pode se tornar uma tarefa bem complicada e pode sim comprometer a qualidade geral do trabalho das equipes e das entregas. Tenha cuidado.

Abraço e boa sorte.

Gostei muito das respostas, é bom saber que aqui há pessoas prontas à ajudar e rapidamente, obrigado

Ser o facilitador e ao mesmo tempo o PO não é adequado, alguma atividade pode ser sacrificada comprometendo a qualidade. Principalmente se as sprints forem curtas, a pessoa pode acabar muito sobrecarregada e comprometer a sua produtividade.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software