3
respostas

Scrum Guide 2020: colaboração

No Scrum Guide 2020, a ênfase na colaboração e na responsabilidade compartilhada reflete a ideia de que o Scrum é um framework baseado em equipes autônomas e auto-organizadas. Observamos isso em trechos como:

A Scrum Team é responsável por todas as atividades relacionadas com os produtos, desde a colaboração dos stakeholders, verificação, manutenção, operação, experimentação, investigação e desenvolvimento, assim como tudo o mais que possa ser necessário.

Ou:

Toda a Scrum Team é responsável pela criação de um valioso e útil Increment em cada Sprint.

Compromisso, Foco, Abertura, Respeito e Coragem são os valores citados para que as pessoas utilizem de forma bem‐sucedida o Scrum!

Mas quais os benefícios que podem surgir quando há uma cultura de colaboração e responsabilidade compartilhada dentro de uma equipe Scrum?

Como vocês vivem isso no dia a dia ou pretendem viver?

3 respostas

Olá, Dani!

Que bacana a reflexão.

Acredito que uma equipe autogerenciável quebra bastante a ideia do líder numa posição de controle e transforma isso em responsabilidades do coletivo.

Na cultura de colaboração é ótimo entender que não estamos sozinhos e que nossos trabalhos dependem uns dos outros.

Oi!!

Comprometimento

Como Agilista essa deve ser a palavra que mais uso no dia a dia. =D

Num time em que a liderança não é comando e controle e todo mundo é responsável pela entrega do incremento, o engajamento e o comprometimento crescem. Você não está mais "comprometida" com sua entrega individual, mas com o outro. As tarefas são interdependentes, o alinhamento daquilo que pode ou não pode ser feito é diário. O Ciclo de feedbacks deve ser curto, a transparência e visibilidade são essenciais.

Se essas coisas que citei acontecem a gente entrega valor real e precioso para o cliente.

Abraços!

É muito motivador, para mim. Contudo, esta abordagem tem que estar a muito bem casada com a cultura da empresa, e prinpamente nas mentes dos gestores. Não é uma terefa trivial estatabelere o Scrum na área pública, minha área. Pelos motivos ditos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software