4
respostas

Scrum em Agência de Mkt

Olá, uma grande dúvida que eu tenho é como implementar o Scrum em uma agência pequena que conta com 5 pessoas e tem vários clientes. Cada cliente seria um projeto? A Daily seria 15 minutos pra cada cliente?

4 respostas

Leonardo, antes de implantar um método em si (ex.: Scrum), eu começaria divulgando e discutindo a cultura ágil (com base no Manifesto Ágil).

No seu caso, penso que cada cliente / projeto / atividade poderia ser um item do Product Backlog a trabalhar em sprints (por exemplo: "artefato X para a campanha Y do cliente Z").

A daily seria para o sprint, que poderia ter diferentes itens, de variados clientes / projetos / atividades, como exemplificado acima. Isto é só uma ideia. Não há uma fórmula universal.

Conte-nos depois como vocês estão fazendo.

Um abraço.

Roberto, desde que eu perguntei, assisti a mais cursos e meio que bateu um estalo (baseado na sua resposta)

Só pra contextualizar, eu uso o asana e criou vários projetos, juntando e separando.

Mas em um formato de quadro (meio que estilo kanban) eu criei colunas com Backlog; Clientes; A fazer; Em Andamento; Concluído.

Na coluna backlog coloquei tarefas relacionadas aos clientes pra fazer durante uma sprint. ( As postagens do instagram, Tarefas do site, experimentos de growth e performance de anúncios)

Depois seria a coluna dos clientes com o nome de "Nome do Cliente | Sprint 1 - ABR/22" Na descrição teria a métrica da vez ou objetivo a ser alcançado (Um evento que o cliente inventou, aumentar o funil ou engajamento)

A Fazer é o que vai ser priorizado nessa sprint.

Esse projeto uso meio que uma documentação com tarefas quebradas ( cada postagem seria uma tarefa) para ficar mais fácil saber o que está acontecendo com o cliente. Já que o da sprint é como se fosse apenas tarefas dos blocos ( Seria uma tarefa com 12 postagens).

Acho que é mais ou menos isso, andei vendo agora vídeos do Less e do Nexus, acho que posso dali tirar alguma coisa pra conseguir resolver esse meu quebra cabeça adaptado.

Em Andamento é o que foi pego pra fazer

E concluído é o que terminado.

Como o sistema permite a compartilhamento de tarefas em vários projetos eu uso muito essa funcionalidade (eu comecei a usar o sistema antes de saber que existia método ágil, desculpe)

Tenho projetos do clientes que uso em formato de quadro tb, com colunas de Instagram (que compartilha com um calendário com todas as postagens juntas);

OKRs: É uma meta de 3 meses;

Experimentos de growth;

Reuniões com o cliente

Artes: Folheto, cardápio...

Site: As fases da criação do site

A Mensagem foi cortada e perdi alguma coisa.

Eu uso projetos do cliente para dar uma visão macro do que está acontecendo. Tenho projetos separados de site ou eventos.

Como tenho uma equipe muito pequena e contrato freelas para fazer designe ou escrever os textos, eu não tenho Desenvolvedores. O meu daily fica mais uma reunião de aprovação de postagens de 15 clientes.

Isso ainda não consegui resolver.

Leonardo, o quadro ajuda no pilar da visibilidade, o que é ótimo.

O trabalho por sprints dá uma cadência (ou exige uma cadência, como preferem alguns). Com o tempo, talvez, a tendência seja usar o sistema Kanban e se preocupar mais com fluidez do que com cadência.

Parabéns por suas iniciativas agilistas. Se ajudar, utilize sem moderação.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software