Olá André! Saudações!
Não é mandatório que o desde o início do projeto já se comece com o framework scrum, porém algumas coisas podem ser facilitadas se isso acontecer. Outro ponto a ser considerado também é se o time também é novo na empresa.
Vamos dar um exemplo do dia a dia com uma simples ida à padaria:
-Se você é novo no bairro, o caminho que o GPS te passar é o que você vai realizar por acreditar que este é o mais indicado.
-Se você já mora a algumas semanas nesse bairro, você já criou hábito de usar um determinado caminho, e mesmo que tenha outro caminho apresentado (às vezes até mais curto), você vai ter um pouco de restrição/receio de tentar este novo caminho.
-Se você morou grande parte de sua vida nesse bairro, você já tem um caminho traçado (que muitas vezes passa em frente a casa de amigos seus) e mesmo que uma nova rua seja construída em linha reta até a padaria, com muito custo você vai ser convencido em mudar seu trajeto.
Essa comparação do caminho à padaria ajuda lembrar que projetos/produtos, são executados por pessoas. Então, se elas já estão acostumadas com determinados processos, uma mudança radical pode não ser bem vista, ou em certos casos, prejudicando até a adoção do framework. Trazendo para a realidade do time: ser novo no bairro = time novo e projeto novo; algumas semanas no bairro = time já experiente e projeto novo; vida toda no bairro = time experiente e projeto já em andamento.
Por fim porém não menos importante, entender se será um projeto ou um produto. Projetos geralmente tem o escopo fechado e pode apresentar uma complexidade um pouco maior na implementação do framework em relação a um produto, que por sua vez facilita para que o incremental e o empirismo realmente aconteçam.
Espero ter ajudado.