Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Scrum

O scrum pode ser aplicado com sucesso em sistemas muito grandes e complexos?

7 respostas

Olá Jonathan, tudo bem?

Pode sim, mas o que os grandes nomes da agilidade e do Scrum pregam é que o número máximo de pessoas no time seja de até 9 pessoas, não mais que isso. Portanto, para grandes projetos envolvendo muitas pessoas é necessário dividir os times em mais de uma Sprint.

Sim, eu entendo isso. Temos o limite da equipe de desenvolvimento. Mas a minha pergunta é mais voltada para o seguinte. Vou tentar dar um exemplo.

A nasa vai lançar um novo foguete daqui a 5 anos. Sabemos que é um projeto super complexo, com longa duração e com longas regras de negócio, e que provavelmente vai precisar de muita documentação. (Exemplo bem ruim kk) O scrum consegue ser produtivo nesse exemplo? Eu acredito que sim, mas conheço uns amigos que não, e ficamos nessa hoje a manhça inteira.

Olá, Boa questão, também já refleti sobre ela... estou estudando Scrum para aplicação em projetos fora da área de informática. Grandes projetos necessita de uma gestão complexa (waterfall), mas eles são divididos em pacotes de entregas menores e específicos para determinadas equipes. Acho que estas equipes menores tem oportunidade de trabalhar com Scrum, reportando suas entregas para o PMO. O que vcs acham? Faz sentido?

Sugiro a leitura do livro Scrum. A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo de Jeff Sutherland (um dos fundadores do Scrum).

É uma leitura leve e interessante, voltando para todas as empresas, não necessariamente só a TIC. E lá ele cita vários exemplos de projetos mais complexos.

Uma coisa que tem que ser diferenciada é a complexidade da solução (inclusive das regras de negócio) da "grandiosidade do projeto".

O que também pode ajudar a esclarecer é que qualquer passo adicional e importante pode ser acrescentado no Definition of Done (DoD). Então, a parte documental, manuais e de controle de qualidade serão incluídos nesta definição para atender critérios mais rigorosos.

No mais, é o que os colegas já falaram: para grandes projetos, cria-se Scrum de times Scrum (Multiple-Team Project).

Oi Jorge! Eu li este livro, pra mim a bíblia do Scrum rss. Mostra como foi criado e toda base teórica e empírica do método.

Estou lendo agora "Agile Scrum Master no Gerenciamento Avançado de Projetos - Vitor L. Massari. Também estou estudando o Guia Scrum (Ken Schwaber e Jeff Sutherland) e o SBOK da SCRUMstudy.

Vou procurar sobre tema de "Multiple-Team Project", muito obrigado pelas explicações!

Alguém tem alguma dica para certificações?

Acho que entendi, é possivel sim trabalhar com scrum em projetos grandes, mas como faria se esse projeto precisasse de uma documentação muito completa? Ainda sim é possivel? Já que o scrum diz para não "darmos" tanta atençaõ para documentos.

solução!

"Precisar" no sentido de ser uma entrega? Ou seja, é parte do produto?

Se for como meio, para se alcançar o produto, não seria necessário. Aliás, pode até ser necessário e fazer uso de documentações existes, etc. Mas criar o documento em si, não é necessário.

Você citou o exemplo da NASA, mas os jatos de guerra SAAB são feitos com Scrum:

https://www.scruminc.com/wp-content/uploads/2015/09/Release-version_Owning-the-Sky-with-Agile.pdf

São mais de 1000 engenheiros divididos em 100 times Scrum.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software