2
respostas

<script> uma tag absoluta, no mundo HTML?

Olá Coders, na aula 18 | Mundo HTML e Mundo JavaScript, é esclarecido que:

"Quando escrevemos um código JavaScript, o primeiro passo é dar uma pista ao navegador para que ele entenda que o trecho de código a ser lido é JavaScript."

Ainda assim, a curisoidade fala mais alto. Então, busquei ver se existe outra forma de sefazer isto, no mundo HTML. Encontrei, que é algo absoluto: a tag <script> é a forma padrão de incluir código JavaScript em uma página HTML, seja ele escrito diretamente na tag ou referenciado a partir de um arquivo externo através do atributo "src". Não existe outra forma padrão de incluir código JavaScript em uma página HTML. Conversando com algumas pessoas, disseram-me que podem ser usadas técnicas não-padrão, como incluir o JavaScript em um arquivo externo usando outra tag ou incluindo o código JavaScript em um elemento HTML diferente da tag <script>, mas que isso pode prejudicar a compatibilidade e a portabilidade da aplicação.

Ainda assim, busquei entender o que é o atributo "src", encontrei que existe uma forma de incluir código JavaScript em uma página HTML, que é através do atributo "src" da tag <script>. Ainda, que este atributo permite que seja especificado um arquivo externo que contém o código JavaScript, ao invés de incluí-lo diretamente na página, usando--se a seguinte sintaxe:

<script src="nome-do-arquivo.js"></script>

Sendo, desta forma, que podemos manter o código JavaScript separado do HTML, tornando-o mais fácil de manter e reutilizar em várias páginas.

Assim entendi, espero que esteja certo.

Fonte: https://www.w3.org/TR/html5/scripting-1.html#the-script-element

:) Obrigado!

2 respostas

Oi, André, tudo bem?

Muito legal que você já possui um bom senso crítico e questionamento desde o início do curso, indo além dos conhecimentos apresentados. Como você pesquisou, de fato podemos utilizar arquivos JavaScript separados e referenciá-los com a tag script, utilizando o atributo src.

Na verdade, é assim que você vai utilizar o JavaScript na maior parte dos cursos aqui da Alura (e também no mercado), pois conforme a complexidade do projeto aumenta, faz-se necessário uma organização maior do código e dos arquivos. Então também é comum, por exemplo, uma mesma página HTML referenciar vários arquivos JavaScript.

Abraços e bons estudos! :)

Antônio, positivo, :) Obrigado!