Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

SCRIPT SQL E MARIADB

Srs. bom dia, seguindo curso logo no inicio ao assistir as aulas vejo que o instrutor inicia com o servidor embutido que o php disponibiliza, eu segui da mesma forma, porem, ao vê-lo entrar no arquivo php.ini e descomentar a conexão PDO:MYSQL e seguir adiante não vi em nenhuma parte do vídeo que deveria instalar o mariaDB, não foi dito onde eu deveria rodar o script SQL, em fim, estou com o servidor do php startado porem não sei onde executo o script sql pra dar continuídade, peço a gentileza de me orientar e me mostrar onde estou errando caso seja um erro meu,

Obrigado.

5 respostas

Bom dia Miguel,

O guia de instalação do MariaDB está na Atividade 02 no final da página, nessa mesma atividade também está o link para o download dos arquivos utilizados no curso, como o script SQL e o projeto inicial.

Uma dica é que caso já tenha o MySQL instalado (pelo wamp, xampp ou junto do workbench) você pode utilizá-lo no lugar do MariaDB.

Lucas, obrigado pelo retorno, mas não me ajudou em nada, uma por achar que não li o texto e segundo não abaixei os arquivos.

No video o instrutor inicializa o servidor do php e realiza a construção da classe que realiza a conexão.

Construiu a conexão mas onde rodou o script sql? Onde está o projeto dele? Dentro de algum sevidor?

Isso não está claro no video e em texto nenhum.

Realmente está faltando completamente a parte sobre a execução do SQL para preparar o banco, desculpe pelo erro. Vou atualizar a atividade para incluir essa parte.

Por enquanto eu posso tentar lhe ajudar a fazer a criação do banco pelo SQL. Você está utilizando Windows, Linux ou Mac?

Lucas, legal cara, obrigado, a correção vai ajudar a todos.

Eu realizei a migração

insira seu código aqui

do projeto pro htdocs do xammp para poder dar continuidade no curso, ainda tenho que ajustar autoload pros meus arquivos para então poder fazer o curso, não gosto muito de forçar isso porque gostaria de fazer da forma que está no vídeo.

Lucas, se puder me indicar algum processo melhor que o meu por favor me fale.

Obrigado.

solução!

Ótimo, com o xampp dá certo.

Após iniciar o xampp você pode importar o banco com o phpMyAdmin caso ainda não tenha feito isso, pode ser na aba SQL ou na aba de importação:

Você então copia o conteúdo do arquivo banco_de_dados.sql e cola na aba SQL, depois é só executar e se não acontecer nenhum erro, o seu banco já está pronto.

Como alternativa, você pode ir na aba de importação, lá você seleciona o arquivo banco_de_dados.sql onde tem File to import e clica no botão no final da página para executar a importação.


Eu recomendo você utilizar o servidor do PHP mesmo, mas continuando a utilizar o xampp para iniciar o banco de dados e acessar o phpMyAdmin.

Utilizando o servidor do PHP você não vai se preocupar em modificar os links que como você percebeu não funcionam mais. Para isso é só iniciar o servidor na pasta do projeto como o professor mostrou:

// No cmd ou powershell

cd C:\pasta\do\seu\projeto

php -S 127.0.0.1:8888

A partir daí é só seguir com as aulas. Qualquer dúvida é só falar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software