Olá,
Estou em dúvidas quanto ao script para criar o hash SHA1. Testei o cmdlet em um arquivo o comando do PowerShell e o hash não bate com o gerado pelo script apresentado.
Comando do PowerShell
Get-FileHash -Algorithm SHA1 arquivo
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá,
Estou em dúvidas quanto ao script para criar o hash SHA1. Testei o cmdlet em um arquivo o comando do PowerShell e o hash não bate com o gerado pelo script apresentado.
Get-FileHash -Algorithm SHA1 arquivo
Olá Cesar, tudo bem com você?
Peço desculpas pela demora em obter um retorno.
A diferença entre os resultados apresentados para o hash, ocorre devido ao tipo de Namespace utilizado para realizar a manipulação do rash, no script criado no curso é utilizado o Namespace System.Security.Cryptography, já quando utilizamos o comando Get-FileHash é utilizado o módulo Microsoft.PowerShell.Utility, embora ambos os algoritmos sejam baseados no mesmo princípio, podem levar a resultados ligeiramente diferentes.
Além disso, no código da aula o conteúdo do arquivo é tratado como texto UTF-8 antes de calcular o hash. No entanto, o comando Get-FileHash usa a codificação padrão do sistema para ler o arquivo. Se o arquivo estiver codificado com uma codificação diferente de UTF-8, isso pode levar a diferenças nos bytes lidos e, consequentemente, nos hashes gerados.
Por isso, quando trabalhamos com o uso do hash é importante padronizarmos a fonte de coleta do hash, se iniciamos a coleta através de um script como o criado na aula, devemos utilizá-lo caso seja necessário confirmar um determinado hash, mas, se iniciarmos a coleta com o comando Get-FileHash este mesmo comando deve ser utilizado para conferências futuras, para que este tipo de comportamento ocorra.
Em caso de dúvidas estou à disposição.
Abraços e bons estudos!