1
resposta

Script não esta salvando no caminho especificado.

Bom dia!

Estou na aula "DevOps: explorando conceitos", o script que desenvolvi junto com o instrutor esta funcionando, parem não esta salvando no diretório especico, ou seja, na pasta devops. Estou enviando um imagem para avaliação.Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade . No exemplo que enviei da imagem, eu abri o arquivo para olhar no script, porém não encontrei erro, existe uma mudança sugerida pelo ChatGPT, mas ainda assim não salvou no lugar correto. OBS: a mudanção que mencionei foi:

#! /bin/bash

diretorio_backup="/home/ramos28/devops" nome_arquivo="backup_$(date +%Y%m%d_%H%M%S).tar.gz" tar -czf "$nome_arquivo" "$diretorio_backup" echo "Backup concluido em $nome_arquivo"

1 resposta

Olá, Márcio!

Pelo que você descreveu e pela imagem compartilhada, parece que o seu script está criando o arquivo de backup, mas ele está sendo salvo no diretório onde você está executando o script, e não no diretório devops como você deseja.

Isso acontece porque, no comando tar, você especificou o nome do arquivo sem o caminho completo para o diretório devops. Para corrigir isso, inclua o caminho do diretório no nome do arquivo que você está criando. Veja como ficaria o script ajustado:

#! /bin/bash

diretorio_backup="/home/ramos28/devops"
nome_arquivo="backup_$(date +%Y%m%d_%H%M%S).tar.gz"
caminho_completo="$diretorio_backup/$nome_arquivo"
tar -czf "$caminho_completo" -C "$diretorio_backup" .
echo "Backup concluído em $caminho_completo"

Note que eu adicionei uma variável caminho_completo que concatena o diretorio_backup com o nome_arquivo. Além disso, modifiquei o comando tar para que ele mude para o diretório que você quer fazer backup (-C "$diretorio_backup") e então crie o backup do diretório atual (.), que nesse caso será devops, já que o comando -C muda o diretório atual para o especificado.

Com essas alterações, o arquivo de backup deve ser salvo dentro do diretório devops.

Bons estudos!